Notícia

Texto de Opinião - 07/04/2022 - Língua Estrangeira e Tecnologia


Por Claudia Cristina Schwendler Koch – Pedagoga

A inserção de ferramentas que conquistam o interesse dos alunos durante as aulas possibilita que a interação e a imersão entre todos seja intensificada, alternando naturalmente entre as ações individuais e as coletivas trabalhadas em sala de aula. Atualmente, o uso de tecnologias, já bastante disseminado pelo país, é um elemento presente na vida de muitos. Com fácil acesso à internet e ao uso de computadores, tablets e principalmente smartphones, faz com que esses aparatos deixem de ser vistos na educação como vilões e algo a ser combatido, passando a ser considerados como aliados e sua utilização defendida e promovida como uma nova ferramenta de ensino.

Para o ensino de idiomas, através dos Recursos Educacionais Digitais, é possível que os alunos tenham contato com nativos da língua alvo, o que pode instigá-los a aprenderem com a utilização de jogos, de aplicativos, de chats, por meio de situações de interação freqüente e extensa. Dessa forma, o aluno não apenas experiencia a língua estrangeira como espectador, mas age sobre ela de modo ativo, produzindo uma ação que gera o aprendizado - que é o foco principal. A seguir, vamos conhecer alguns recursos digitais que já estão disponíveis e prontos para utilização no ensino de língua inglesa e de língua espanhola e como eles podem ser aplicados como complementação em uma aula de línguas estrangeiras. Entre os sistemas específicos de ensino de línguas gamificados, se destacam:

Duolingo (https://pt.duolingo.com/)

Lingualeo (https://lingualeo.com/pt)

Memrise (https://www.memrise.com/pt-br/)

Busuu (https://www.busuu.com/pt)

Em cada um desses ambientes virtuais é possível observar que conforme o aluno avança de nível, ele ganha um reconhecimento por sua dedicação, seja por moedas virtuais, frutas, medalhas etc. Uma aplicação disso é o projeto denominado Ensino de Línguas Online (ELO) – Electronic Learning Organizer (https://elo.pro.br/cloud/), em inglês, em que o sistema está direcionado para o ensino de língua estrangeira e materna, mas pode ser também usado para as ciências humanas em geral, incluindo Filosofia, Direito, História e Geografia. Nesse projeto, o professor reúne apenas o que interessa a ele e a seus alunos, podendo remontar os componentes de vários arquivos para formar um novo arquivo através da plataforma https://elo.pro.br/cloud/professor/index.php. 

Os recursos audiovisuais para o ensino de línguas, geralmente, são os mais conhecidos e utilizados pelos professores em sala de aula. O motivo é simples: esses recursos, se escolhidos da maneira correta, são os que mais entram em contato com a realidade das preferências que os alunos têm em relação ao mundo do entretenimento, como músicas, filmes, séries, vídeos e podcasts. A utilização de Podcasts no ensino de línguas estrangeiras traz alguns benefícios, uma vez que a pronúncia, a acentuação e a inflexão da língua são essenciais para a sua correta aprendizagem. A principal vantagem da utilização dos podcasts na educação é a portabilidade e a conveniência de se poder ouvir os recursos educativos a qualquer hora e em qualquer lugar. Os podcasts abrangem os mais variados tipos de temas, e o essencial é que o aluno encontre um tema que ele goste e ouça na língua estrangeira alvo. E mais, qualquer pessoa pode criar um podcast, basta ter o conteúdo em mente! Vejamos, na sequência, alguns podcasts que os alunos podem ouvir para treinar a escuta, a pronúncia e a oralidade nas línguas inglesa e espanhola:

- Podcasts em língua espanhola:

TED en Español 

(https://open.spotify.com/show/524qliZmwyXLOClyk8gV9T?si=HKYQylNKStKTcmsMK504yQ)

En la onda 

 (https://open.spotify.com/show/4X4oe9CO3uBo3mHtCLAsbH?si=ZFhae39TTJCAYvJp3bFSg)

Fluency TV–Espanhol

(https://open.spotify.com/show/7u8PV3hU5YA0T2bKcXRoz3?si=QrVtkR6WSGWhy7NI8Mz3Rw)

- Podcasts em língua inglesa:

English Experts Podcast  (https://www.englishexperts.com.br/english-podcast/)

Easy Stories in English

(https://open.spotify.com/show/23zdIqNUb0riR51woKIEoF?si=hIPT10OLQfe8XJdyIhL_kw)

Podcasts in English (https://open.spotify.com/playlist/0hp6Kj0VZskMcEwLzroDMS)

Stuff You Should Know  (https://www.iheart.com/podcast/105-stuff-you-should-know-26940277/)

Tik Tok é uma rede social mundial lançada em 2016 e alcançou o seu auge em 2018. Seu conteúdo é composto por vídeos curtos de até um minuto, abordando diversos temas. No entanto, o que predomina nos usuários são os vídeos de humor sobre basicamente qualquer coisa. Além de vídeos de comédia, também possui vídeos de conhecimentos, de tutoriais, de animais, de dança etc. Por se tratar de uma rede social mundial, pessoas de diversos lugares do mundo criam conteúdos em suas línguas maternas para que outras pessoas de qualquer lugar possam visualizar, e os falantes de língua inglesa e de língua espanhola não poderiam ficar de fora. Dessa forma, os alunos podem ter um contato com a língua através desses pequenos vídeos de um minuto e, ao mesmo tempo, se divertirem aprendendo e absorvendo a língua. Vejamos, a seguir, alguns usuários que postam conteúdos nessas duas línguas, que você professor pode mostrar aos seus alunos:

- Usuários falantes de espanhol:

Telefe (https://www.tiktok.com/@telefe?lang=pt-BR&is_copy_url=1&is_from_webapp=v1)

Fede Cyrulnik (https://www.tiktok.com/@fedecyrulnik?lang=pt-BR)

Marley_Ok

(https://www.tiktok.com/@marley_ok?lang=pt-BR&is_copy_url=1&is_from_webapp=v1)

Julii Castelli 

(https://www.tiktok.com/@juliicastelli?lang=pt-BR&is_copy_url=1&is_from_webapp=v1)

Guille__A

(https://www.tiktok.com/@guille__a?lang=pt-BR&is_copy_url=1&is_from_webapp=v1)

Pili_Pascual_

(https://www.tiktok.com/@pili_pascual_?lang=pt-BR&is_copy_url=1&is_from_webapp=v1)

Quechuchomanucho

(https://www.tiktok.com/@quechuchomanucho?lang=pt-BR&is_copy_url=1&is_from_webapp=v1)

- Usuários falantes de inglês:

Francine Ng

(https://www.tiktok.com/@francine.ng?lang=pt-BR&is_copy_url=1&is_from_webapp=v1)

Alina Bock (https://www.tiktok.com/@alina_bock?lang=pt-BR)

Erin McGoff

(https://www.tiktok.com/@erinmcgoff?lang=pt-BR&is_copy_url=1&is_from_webapp=v1)

Dr. Inna (https://www.tiktok.com/@dr_inna?lang=pt-BR&is_copy_url=1&is_from_webapp=v1)

Matthe Person

(https://www.tiktok.com/@mattheperson?lang=pt-BR&is_copy_url=1&is_from_webapp=v1)

Winela the Polyglot

(https://www.tiktok.com/@winelathepolyglot?lang=pt-BR&is_copy_url=1&is_from_webapp=v1)

Cameron Geller

(https://www.tiktok.com/@cameron.geller?lang=pt-BR&is_copy_url=1&is_from_webapp=v1)

A seguir, veremos alguns canais de vídeos no Youtube, que tem como intuito o ensino de língua inglesa e de língua espanhola para que você, professor, utilize como complementação de suas aulas.

- Canais sobre língua inglesa:

Rhavi Carneiro’s Fluency TV (https://www.youtube.com/c/RhaviCarneirosFluencyTV/videos)

Mais Língua Idiomas (https://www.youtube.com/c/MaisL%C3%ADnguaConcept/videos)

Professor Kenny (https://www.youtube.com/c/PROFESSORKENNYOFICIAL/videos)

Inglês Com Séries (https://www.youtube.com/c/Ingl%C3%AAscomS%C3%A9ries/videos)

- Canais sobre língua espanhola:

¡Hola! Clases de Español (https://www.youtube.com/c/HolaClasesdeEspa%C3%B1ol/videos)

Vamos a Hablar Español (https://www.youtube.com/c/VamosaHablarEspa%C3%B1ol/videos)

Fluency TV – Espanhol 

(https://www.youtube.com/channel/UC-UdrV7TmMRMEXu1ZFJbGcQ/videos)

O aplicativo Beelinguapp está em língua inglesa e serve para a leitura de textos em 13 línguas, dentre elas o português, o inglês e o espanhol. Nele, podemos comparar o mesmo texto em duas línguas diferentes, além de ouvir o texto e praticar a escuta. Acesso: https://www.beelinguapp.com/. 

O Rosetta Stone é um aplicativo de ensino de idiomas que possui uma variedade de 24 idiomas para aprender. Apresenta aulas curtas que vão de 5 minutos até 30 minutos de estudo diário, além de aulas personalizadas para o nível do estudante. O link para baixar o aplicativo é https://play.google.com/store/apps/details?id=air.com.rosettastone.mobile.CoursePlayer&hl=pt_S. 

Já o aplicativo Mondly possui 33 opções de idiomas para aprender, apresentando uma identidade visual simples e intuitiva. Ele combina um currículo com foco em conversação, reconhecimento de voz e realidade aumentada para que você aprenda como um nativo, através do site: https://br.mondly.com/.

Bluebird é um aplicativo que está disponível em português e possui um total de 163 idiomas. O foco nele é a aprendizagem por meio das lições auditivas, além de poder selecionar o tema do que se quer aprender. O site oficial é https://bluebirdlanguages.com/. 

A ferramenta Forvo consiste em selecionar palavras para conhecer a pronúncia correta em praticamente qualquer idioma. Basta acessar o site: https://pt.forvo.com/.

Vejamos alguns dos dicionários eletrônicos mais eficientes para pesquisa de palavras nas línguas estrangeiras:

- Para o Espanhol:

Diccionario panhispánico de dudas de la Real Academia Española (https://www.rae.es/dpd/)

Diccionario de la lengua española de la Real Academia Española

 (https://dle.rae.es/?w=diccionario)

Reverso Dicionario (https://dicionario.reverso.net/portugues-espanhol/)

- Para o Inglês:

Linguee (https://www.linguee.com.br/portugues-ingles)

Cambridge Dictionary (https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles-portugues/)

Word Reference (https://www.wordreference.com/enpt/)

A maioria dos dicionários on-line, para falantes de língua portuguesa, apresentam a opção de dicionário tanto em inglês, quanto em espanhol. 

Os Blogs são ferramentas relativamente novas no mundo digital, sendo criado mais especificamente no final dos anos 90 e popularizado no início dos anos 2000. Ao utilizar essa ferramenta como fonte de conhecimento com os alunos de língua estrangeira, estimulamos e conduzimos eles a conhecer e ler um pouco mais sobre assuntos que sejam do interesse deles. Além da leitura, eles podem, ainda, criar um blog para escrever sobre o assunto que eles quiserem, de forma que estejam praticando a escrita na língua estrangeira alvo, proporcionando um gosto maior pela leitura e pela escrita, dando voz e visibilidade para seus pensamentos, uma vez que os blogs são públicos e qualquer pessoa - em qualquer lugar do mundo que saiba ler no idioma escrito - pode ler.

- Blogs em língua inglesa:

The New York Times Learning Network (https://www.nytimes.com/section/learning)

Wait, ButWhy (https://waitbutwhy.com/)

Lost With Purpose (https://www.lostwithpurpose.com/)

Food Heaven Made Easy (https://foodheavenmadeeasy.com/)

List Verse (https://listverse.com/)

ModernTeen (https://modernteen.co/)

- Blogs em língua espanhola:

¿Hablasespañol? - BBC Mundo (https://www.bbc.com/mundo/noticias-50160896)

Planeta Joven (https://www.fad.es/planetajoven/)

La Reina Del Low Cost (https://lareinadellowcost.com/)

Objetivo Cupcake (http://www.objetivocupcake.com/)

Euro Residentes (http://euroresidentes.org/blogs-temas/blogs-sobre-jovenes.htm)

Alan X El Mundo (https://alanxelmundo.com/)

O Minecraft consiste em uma espécie de jogo de blocos eletrônicos, é um jogo bastante intuitivo, conta com um suporte contendo mais de 50 idiomas, incluindo o português, o inglês e o espanhol. Muitos educadores se tornaram adeptos ao jogo e passaram a inseri-lo em sala de aula numa versão especial para ser implantada nas escolas, o 'Minecraft: EducationEdition'. Se você ainda não o conhece e quer utilizá-lo para complementar suas aulas de língua estrangeira, veja tutoriais sobre como utilizá-lo para que tire o maior proveito possível desse importante RED.

A seguir, vejamos uma lista com sugestões de filmes, séries e desenhos animados em língua espanhola e em língua inglesa:

- Lingua espanhola:

Filme: Labirinto do Fauno (2006) - Fantasia/Guerra

Filme: Medianeras - Buenos Aires na Era do Amor Virtual (2011) - Romance/Drama

Filme: Teste de Paternidade (2020) - Besteirol/Romance/Comédia

Filme: Procura-se um Pai (2020) - Comédia dramática

Filme: A Lenda do Diamante (2017) - Aventura/Ação

Filme: Enquanto o lobo não vem (2017) - Drama

Filme de desenho: Xico - O Cachorro Mágico (2021) - Emocionante

Série: Mãe só tem duas (2021) - Comédia dramática

Série: Amar e viver (2020) - Comovente/Romântico

Série: Go! Viva do seu jeito (2019) - Envolvente/Musical

Série: Betty em Nova York (2019) - Romântico/Envolvente

- Língua inglesa:

Série: Anne withan E (2019) - Envolvente/Drama

Desenho animado: Adventure Time (2014) - Magia/Peculiar

Série: Desventuras em série (2019) - Excêntrico/Misterioso

Filme: Desventuras em série (2004) - Fantasia/Comédia

Filme: Okja (2017) - Comovente/Excêntrico

Série: Stranger Things (2019) - Ficção científica/Terror/Drama

Desenho animado: Steven Universo (2013) - Aventura

Série: The Wilds - Vidas Selvagens (2020) - Drama

Filme: Juno (2007) - Ação/Drama

Desenho animado: Avatar - A lenda de Aang (2005) - Drama/Comédia

Outra opção é que os alunos podem selecionar o idioma que desejam ver em plataformas de streaming como a Netflix e a Amazon Prime Video com o áudio no idioma inglês ou espanhol, com legendas em português, ou ainda, áudio e legenda no mesmo idioma, para treinar tanto a oralidade, quanto a escrita.

Atividades com Música são sempre exitosas em razão da aceitação dessa linguagem universal por parte dos alunos, uma vez que podem ser selecionadas músicas que eles gostam. Uma ótima maneira de se trabalhar os eixos organizadores da BNCC (leitura e oralidade) utilizando músicas é fazer o aluno cantar juntamente com a música e ter acesso à letra da canção, a fim de que ele acompanhe a melodia e a pronúncia das palavras. Alguns aplicativos de letras de músicas e karaokê que podemos encontrar pela rede são:

Letras (https://www.letras.mus.br/). 

Vagalume (https://www.vagalume.com.br/).

Lyrics Training (https://es.lyricstraining.com/). 

Lyrics Training  é um site em que você seleciona a música que você quer ouvir, e irá aparecer o clipe com a letra da música com lacunas para preencher com a palavra correta. É uma espécie de jogo, porque tem um tempo determinado para poder acertar e ganhar pontos. Ao selecionar a música, você também escolhe o seu nível do idioma: iniciante, intermediário, avançado ou especialista, para que a atividade não seja tão fácil, nem tão complexa.

Uma forma de reduzir distâncias entre o professor e os alunos é utilizando mecanismos presentes na vida cotidiana dos estudantes. Atualmente, busca-se proporcionar cada vez mais às crianças, condições que potencializam sua posição de sujeito pensante, ativo e criativo. Assim, o professor deve sempre assumir posturas que valorizem e despertem o interesse dos alunos. Diante disso, o professor deverá propor desafios que impulsionam os alunos a desenvolverem as mais diversas habilidades, buscando sempre respeitar a individualidade de cada um deles, bem como sua autonomia e independência, guiando-os assim à formação de indivíduos completos e conscientes de suas responsabilidades sociais.

Por Claudia Cristina Schwendler Koch – Pedagoga, Graduada em Pedagogia Licenciatura, Pós Graduada em Gestão e Organização Escolar

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos