Notícia

Trânsito - 06/12/2012 - Abaixo assinado pede a reabertura da Rua em frente ao Colégio Ponche Verde, comunidade escolar se mobiliza para manter a rua fechada


Rua Rui Barbosa foi fechada em 2001

Em 2001 por solicitação da Direção da Escola Estadual Ponche Verde, com parecer favorável do Conselho Municipal de Trânsito,  com aprovação da Câmara Municipal de Vereadores, mediante a Lei nº 1647/2001 foi fechada para o trânsito de veículos a Rua Rui Barbosa, em frente a Escola ponche Verde.

 

Na época a Direção da Escola alegava que devido ao grande fluxo de veículos, principalmente em horário escolar, acabava por desconcentrar e consequentemente prejudicar o aproveitamento dos alunos e professores em sala de aula. Além disso, os veículos colocavam em risco a segurança dos alunos.

 

Cerca de 11 anos depois, um grupo de moradores e comerciantes das imediações encaminharam a Câmara de Vereadores  dois abaixo assinados, solicitando a reabertura da rua. O grupo alega que o fechamento prejudica a acessibilidade às suas residências e estabelecimentos comerciais. Os abaixo assinados dizem também que o fechamento da Rui Barbosa estimula o trânsito dentro da área do Parque de Exposições, onde aconteceriam atos de vandalismo durante a noite. Alegações como o desembarque e embarque de alunos dos ônibus nas ruas laterais e as duas quadras esportivas da escola, que não prejudicariam a mesma que se utiliza da rua para área de lazer também fazem parte do documento, assinado por mais de 50 pessoas. O grupo também sugere uma passarela elevada, para evitar os riscos de acidentes no local, como a solução para a reabertura da rua. A indicação à Câmara de Vereadores foi assinada pelo Vereador Elcio Ari Caneppele (PMDB) e recebida na Sessão Legislativa da última segunda-feira.

 

A Escola Ponche Verde foi ouvida pelo Guia Crissiumal em relação ao assunto, onde direção, professores e alunos se manifestaram contra a reabertura da rua. O Diretor Levanir Simionato relatou “Quilômetros ou metros a mais que um carro anda você consegue mensurar em dinheiro (combustivel), um acidente e suas consequencias podem ficar para o resto da vida, ou mesmo interromper uma vida, estamos falando de um espaço para crianças, adolescentes, jovens e adultos, com certeza nossa comunidade escolar estará mobilizada para manter o FECHAMENTO DA RUA”.

 

Vale lembrar que apenas se trata de uma solicitação, e para que a rua volte a ser aberta como pedem os moradores a questão deverá passar pela aprovação do Conselho Municipal  de Trânsito, pela maioria de votos da Câmara de Vereadores e pelo Prefeito Municipal.

 

Foto: Guia Crissiumal Arquivo

 

 

 

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos