Notícia

Polícia - 06/09/2024 - Operações Desmache e Fios e Cabos são deflagradas em São Martinho e Miraguaí


Durante a ação, foram apreendidas meia tonelada de fios de energia elétrica e 170 toneladas de sucata

A Secretaria da Segurança Pública deflagrou, de forma simultânea, duas operações no município de São Martinho e uma em Miraguaí. Nessa terça-feira (3/9), foram realizadas as Operações Desmanche e Fios e Cabos em uma empresa de reciclagem. Na ocasião, a empresa tinha peças automotivas regularizadas, porém foi apreendida meia tonelada de fios de energia elétrica, que foram reconhecidos pela Rio Grande Energia (RGE). Já nesta quarta-feira (4/9), a Desmanche fiscalizou uma empresa no município de Miraguaí e apreendeu 170 toneladas de sucatas automotivas.

 

Operação Desmanche apreendeu 170 toneladas em Miraguaí - Foto: Pablo Cardoso/SSP

A Operação Desmanche tem o objetivo de coibir a venda de peças sem origem em estabelecimentos irregulares e contribui, de forma indireta, para a redução de roubos e furtos de veículos. Criada em 2016, a força-tarefa chegou hoje à sua 146.ª edição. Já a Operação Fios e Cabos combate a venda de fios e cabos de alta tensão de procedência ilegal, a fim de diminuir o roubo e o furto desses materiais da rede de iluminação pública.

Objetivo é coibir a venda de peças sem origem em estabelecimentos irregulares - Foto: Pablo Cardoso/SSP

De acordo com o coordenador da operação, tenente-coronel Jeferson Eroni, a participação da população nas denúncias colabora para os resultados das operações. “Alertamos toda a população a continuar denunciando pelo Disque-Denúncia 181, para que a SSP apure as informações e realize o seu trabalho juntamente com as vinculadas”, destaca.  

As ações deflagradas contaram com um efetivo de 26 servidores da Brigada Militar, do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Civil, do Instituto-Geral de Perícias, do DetranRS e de funcionários da própria SSP.

Meia tonelada de fios de energia elétrica foram reconhecidas pela RGE - Foto: Pablo Cardoso/SSP

Texto: Anelize Sampaio/Ascom SSP

Revisão: Elen Azambuja/Ascom SSP

Postado: Clecio Marcos Bender Ruver
Vídeos