Notícia

Educação - 06/08/2014 - Parecer que proíbe expulsão de alunos é retirado de pauta


Conselho de Educação decidiu ampliar debate antes de votação

O projeto que determina o fim das expulsões, suspensões e transferências compulsórias de alunos das escolas públicas e privadas do Rio Grande do Sul foi retirado de pauta no Conselho Estadual de Educação, após pedido da relatoria do projeto, que solicitou um maior debate com a comunidade e com as entidades que se posicionaram contra e a favor.

 

A decisão saiu por volta de 10h30 desta quarta-feira (06), quando a presidente do conselho, Cecília Farias, determinou o adiamento da votação, que estava prevista para hoje.

 

"Diante das manifestações ocorridas desde segunda-feira, consideramos que é fundamental que se amplie esse debate. (...) Após novas discussões, ele deve voltar a pauta, sem data prevista", disse a presidente.

 

O Sindicato das Escolas particulares (Sinepe) afirmou desde o início das discussões que é contra, e o presidente Bruno Eizerik disse que preferia que o assunto fosse encerrado hoje, com a votação final pelo conselho. 

 

O Sinepe, e o Sinpro, sindicato que representa os professores da rede privada de ensino, defendem que após esgotadas todas as tentativas de readaptação do aluno, a avaliação e determinação da medida disciplinar final deve ser dos professores e da escola. 

 

Já a Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre é favorável à proibição. A Secretaria Estadual de Educação disse que só vai se manifestar após a votação da normativa.

 

Fonte: Rádio Gaúcha

 

 

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos