Notícia

Geral - 06/06/2025 - Crissiumalense ganha medalha honra ao mérito pelo ato de bravura nas enchentes de 2024 no Vale do Taquari


Ricardo Pasinatto recebeu sua medalha nessa quinta-feira

A Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), realizou nesta quinta-feira, 05/06, as cerimônias de concessão da Medalha Capitão Pedro Siebra, distinção máxima por parte do município. O ato de entrega das medalhas, instituído pela lei 7.880, de 17 de outubro de 2007, foi realizado no auditório da Cooperativa Sicredi. No evento, 89 personalidades foram reconhecidas por sua dedicação em prol da segurança pública e da atuação nas enchentes de Lajeado e região e receberam a distinção, que se divide nos graus Ouro e Prata.

Um dos homenageados o motorista de ônibus Ricardo Pasinatto, natural de Crissiumal e muito conhecido em nossa região, que foi um dos heróis em meio a tragédia de maio de 2024, quando com um barco salvou inúmeras vidas em meio ao caos da enchente em Lajeado. O filho de Ricardo, Yhiago Pasinatto também recebeu a honraria.

A prefeita de Lajeado, Gláucia Schumacher, ressaltou que os homenageados hoje representam todos aqueles que atuaram durante as enchentes de 2023 e 2024 e também na segurança pública.

- Essa turma que está aqui é uma seleção, mas que representa todos aqueles que contribuíram para a atuação durante as enchentes e também na segurança pública da nossa cidade. Essa é uma forma da administração municipal agradecer a todo trabalho prestado à comunidade de Lajeado. Agimos juntos, poder público e comunidade, para atender pessoas atingidas da melhor forma durante as enchentes históricas - destacou Gláucia.

O secretário de Segurança Pública de Lajeado, Paulo Locatelli, destacou o papel fundamental das equipes de segurança, voluntários e demais agentes da comunidade durante as enchentes que atingiram a região.

- Reconhecemos o empenho e a dedicação de cada órgão de segurança durante as enchentes, mas também na rotina do dia a dia. O município de Lajeado registra reduções de índices de violência que são destaque em uma cidade de quase 100 mil habitantes. As boas práticas entre os órgãos de segurança e a atuação integrada nos levaram a esses índices. Os resultados, tanto na segurança quanto nas enchentes, são um somatório de todas as forças aqui presentes. E sem esquecer da atuação fundamental dos voluntários nos eventos adversos – avaliou Locatelli durante o seu pronunciamento.

Foram 33 agraciados com o Grau Prata, que receberam a medalha em ato durante a manhã. E outros 56 agraciados com a concessão das medalhas Grau Ouro, em cerimônia durante a tarde. 

Fonte: Guia Crissiumal

Postado: Clecio Marcos Bender Ruver
Vídeos