Secretaria de Saúde confirmou resultado positivo de exame enviado ao Lacen

Um caso confirmado de dengue coloca Crissiumal em alerta no combate ao mosquito transmissor, o Aedes Aegypti.
Segundo informações obtidas pelo Guia Crissiumal, algumas pessoas procuraram o hospital e as unidades de saúde do município com os sintomas da doença, conhecida por causar forte dor de cabeça e febre.
A secretária municipal de saúde Suelen Cocco, em conversa com o Guia Crissiumal relatou que nessa quarta-feira (06), durante a tarde, o Laboratório Central (LACEN) confirmou resultado positivo para dengue em uma paciente, que veio para Crissiumal do estado do Tocantins, sendo que a secretaria enviou a amostra e aguardava a confirmação do caso para uma manifestação oficial, que deve acontecer nessa quinta.
A SMS tem tomado todas as medidas de acompanhamento e também de diminuição dos focos do mosquito transmissor. A paciente com o caso confirmado foi atendida, medicada e se recupera da doença. Também equipes de vigilância em saúde tem feito “bloqueio” das proximidades das residências de pessoas com casos suspeitos e deste caso confirmado com produtos recomendados pelo Ministério da Saúde.
De qualquer forma a situação serve de alerta, especialmente da necessidade de cuidados.
Não existe melhor forma de se evitar a doença do que combater os acúmulos de água, que na maioria dos casos encontram-se em domicílios. Cuide do seu quintal e siga as dicas simples para viver sem medo da dengue.
1 - Mantenha sempre muito bem tampados: caixas, tonéis e barris de água em sua casa.
2 - Coloque todo o seu lixo de casa em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada. Jamais deixe seu lixo com a tampa aberta ou ao relento, lembrando sempre da importância da separação.
3 - Não jogue lixo em terrenos baldios, pois causa a proliferação de mosquitos da dengue.
4 – Ao armazenar garrafas de vidro ou de plástico, é fundamental mantê-las sempre com a boca para baixo.
5 - Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje ou telhado. O acúmulo de água é a porta de entrada para os mosquitos.
6 - Preencha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.
8 – Em caso de guardar pneus velhos em casa, é necessário retirar toda a água e mantê-los em locais cobertos, sempre protegidos da chuva.
9 – Realize uma limpeza nas calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.
10 - Lave com bastante frequência, com a utilização de água e sabão, todos os recipientes que forem utilizados para guardar água. Em média, pelo menos uma vez por semana será o suficiente para proteger contra a proliferação de mosquitos da dengue.
Postado: Clécio Marcos Bender Ruver| Tweet |