Notícia

Agricultura - 06/02/2014 - SDR realiza segunda edição do financiamento de unidades demonstrativas de pastagens perenes


O projeto tem como objetivo, disponibilizar linha de crédito para a implantação de unidades demonstrativas

 

A Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), através do Programa Leite Gaúcho, está disponibilizando  a segunda edição do financiamento de unidades demonstrativas de pastagens perenes.

 

O projeto tem como objetivo, disponibilizar linha de crédito para a implantação de unidades demonstrativas de pastagens perenes em estabelecimentos de base familiar, para servir como local de construção do conhecimento, trocas de experiências entre produtores e técnicos e divulgação dos benefícios que o cultivo de pastagens perenes trazem para as propriedades leiteiras pelo aumento da produção, da produtividade, da melhoria da qualidade do leite e da conservação ambiental.

 

Para a implantação da unidade, podem ser financiados itens como mudas e sementes de espécies de forrageiras perenes, materiais para estruturação da unidade (cerca elétrica, tramas, isoladores, mangueiras, caixa d´água) e insumos para a correção e fertilização do solo na área (calcário, adubos, uréia). O valor financiado para cada unidade é de até R$ 5 mil com prazo de pagamento em três parcelas anuais e o beneficiário que efetuar o pagamento do boleto até a data de vencimento estabelecida, será contemplado com um bônus de adimplência recebendo desconto de 80% do valor total da parcela.

 

Podem acessar o financiamento, agricultores familiares indicados por cooperativas ou associações que tenham Termo de Cooperação com o Programa Leite Gaúcho/SDR. A entidade deverá manifestar interesse junto ao Departamento de Agricultura Familiar/SDR até o dia 28 de fevereiro, enviando um ofício de manifestação de interesse e fazer neste a indicação dos associados que serão beneficiados. O número de unidades para cada entidade é estabelecido de acordo com a quantidade de associados.

 

Ressalta-se que para a implantação e acompanhamento do projeto de pastagem proposto é obrigatório o acompanhamento técnico contínuo visto que o objetivo principal da unidade é servir como local para construção do conhecimento e troca de experiências entre produtores e técnicos. Para que isso se concretize também, é fundamental que o técnico/equipe técnica participe do processo a partir da própria indicação dos beneficiários.

 

O financiamento será no mesmo formato das Unidades de Pastagens Perenes autorizadas no ano passado, onde estão sendo implantadas mais de cem unidades em propriedades de agricultores familiares com atividade leiteira participantes do Programa Leite Gaúcho/SDR, envolvendo um recurso de aproximadamente R$ 500 mil.

 

Conforme Adelmo Paulo Colbek,Coordenador Regional da Secretaria de Desenvolvimento Rural  Somente serão autorizados os financiamentos das entidades que estão em dia com as prestações de contas junto ao Programa Leite Gaúcho. 

 

O  Modelo de Manifestação de Interesse e o Manual Operativo do Programa de Financiamento dos Conjuntos de Inseminação Artificial 2014 e o o Manual Operativo do Programa de Financiamento de Sementes Forrageiras de Inverno 2014  pode ser consultado no site de SDR: http://www.sdr.rs.gov.br

 

Quaisquer dúvidas estamos a disposição através do e-mail: leitegaucho@sdr.rs.gov.br ou telefone: (51) 3218-3361.Ou acolbeck@emater.tche.br fone (55)99951122.

 

Fonte: SDR

 

 

 

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos