Notícia

Texto de Opinião - 05/11/2024 - Posturas sábias - Por Marcelo Blume


GESTÃO, NEGÓCIOS & CIA – Marcelo Blume marcelo.blume@referenda.com.br

Eu sei, você sabe, mas nem sempre a gente faz ou consegue agir com sabedoria. Nestes casos, ainda não sabemos de verdade, então, é preciso lembrar seguidamente algumas posturas de quem age com sabedoria.

Uma das formas de evitar grandes frustrações é entender que colegas de trabalho não são amigos e que relacionamentos do passado devem permanecer no passado. É fácil nos enganarmos com estas e outras situações como insistir em alguém que não se esforça para estar conosco. É fundamental colocar o amor próprio como prioridade, assim como também evitar o convívio com pessoas invejosas.

A busca pelo equilíbrio é sempre muito importante. Decisões e ações importantes não devem ser tomadas sob fortes emoções. Quando estiver com raiva, controle-se para não responder a ninguém. Quando estiver muito feliz, evite fazer promessas. Quando estiver cansado, é o pior momento para avaliar a permanência ou a desistência de algo. Quando estiver triste, não tome decisões importantes e quando estiver com problemas, evite procurar culpados.

Pessoas sábias e equilibradas evitam muitos problemas aprendendo a separar quem é amigo de quem é família, de quem é colega, quem é para conversar, de quem é para brincar e também quem é só para cumprimentar. Não é fácil, mas ter disciplina para fazer as devidas separações é muito importante para evitar stress desnecessário, decepções e inimizades.

A sinceridade é um grande valor e faz parte das atitudes de gente sábia, porém, elas não falam tudo o que pensam. Não dá para confundir sinceridade com ingenuidade. Os sinceros e sábios falam somente o necessário.

As pessoas sábias também sabem ser muito boas sem esperar elogios. Uma excelente metáfora é sobre o sal, que nunca é elogiado por fazer parte da receita, mas quando falta, ou quando foi demais, todos lembram dele. Sendo muito bons no que fazemos, estando ausentes, sentirão nossa falta.

Afastar-se de quem é ingrato é uma atitude sábia, pois encontramos quem recebe pouco e agradece por toda a vida e quem recebe muito e só agradece quando a fonte seca. Um aprendizado de pessoas sábias é dizer não, sem medo de machucar os outros com suas decisões. Lembre-se que muita gentileza cria gente folgada.

É preciso aprender a gostar da própria companhia, pois ela é a única que pode-se contar com certeza, para toda a vida. Afaste-se de quem é ingrato!

Pessoas sábias não se irritam facilmente, não perdem tempo sentido pena de si mesmas, buscam encarar as mudanças com entusiasmo e boas expectativas. Quem quer ser mais sábio aceita os desafios buscando evoluir sempre, são gentis e não tem medo de falar quando é necessário e oportuno, não desperdiçam energia com coisas que não podem controlar e comemoram o sucesso com outras pessoas.

Espero que estas lembranças estejam frequentemente presentes em sua memória para que tenhamos mais atitudes sábias ao longo dos nossos dias.

Um abraço e até a próxima!

Postado: Leila Ruver
Vídeos