Notícia

Educação - 05/11/2015 - Seguem as atividades relativas ao Consumo Consciente na Escola Rotermund


Matéria composta por três textos

Todo bom projeto tem objetivos e quando esses se transformam em ações, acredita-se que aumenta o valor e a qualidade do projeto.

 

Projeto “Consumo consciente” Palestra Corsan

 

Continuando as atividades práticas do Projeto “Consumo consciente”,foi realizado um encontro com o senhor Elói, funcionário da Corsan de Crissiumal e os alunos do 8º ano manhã da Escola Rotermund, na qual os alunos questionaram e ficaram sabendo sobre vários dados do consumo de água em Crissiumal. Por exemplo, o consumo médio diário de água na zona urbana de Crissiumal é 2 milhões de litros. A produção de água não aumentou nos últimos anos, o que diminuiu foi o desperdício de água que iria fora através de vazamentos. Que as máquinas de lavar roupa “faz tudo”, se utilizadas diariamente aumentam em média o consumo de uma residência em 50%. Que o gasto em energia elétrica de todos os motores da Corsan em Crissiumal (bombeamento e distribuição) é cerca de R$35.000,00 mensais. E o consumo médio mensal das residências é 10m3(10 mil litros).

 

Dessa forma o objetivo desse encontro foi alcançado, pois buscava-se esclarecer dúvidas sobre o consumo de água em nossa cidade e a importância de cuidar desse bem tão precioso.

 

(Responsáveis pela organização da atividade Profes Julcilene Meinerz e Sandra de Quevedo.)

 

 

Projeto “Consumo consciente” Palestra RGE

 

Mais um encontro referente ao projeto “Consumo Consciente”, foi realizado, desta vez com o senhor Jair Schneider, funcionário a Empresa Rio Grande Energia- RGE, região de Três Passos. Participaram do encontro os alunos do 7º e 8º ano, do turno da manhã da Escola Rotermund.

 

Na oportunidade o senhor Jair fez uma explanação sobre segurança com a população, frente aos riscos em que a eletricidade usada de modo errado pode causar.

 

Ter cuidado ao manusear fios elétricos e ao se aproximar da rede elétrica é fundamental para evitar acidentes (choque elétrico). Também colocou que a prioridade no atendimento da RGE são fios caídos.

 

Quanto a consumo consciente da energia elétrica, esclareceu que conectar vários aparelhos a um “T”, além de ser perigoso, aumenta o consumo de energia; que fiação elétrica antiga e fios desencapados aumentam o consumo de luz nas residências, evidentemente aumenta o gasto financeiro.  Que o consumo de energia elétrica não diferencia muito no inverno e no verão, pois no inverno o chuveiro elétrico, gasta muito e no verão o ar condicionado. E que devemos evitar deixar os aparelhos conectados a rede de energia, pois no modo “stand by” há consumo de energia.

 

Agradecemos a contribuição do senhor Jair, que transmitiu ensinamentos que podem salvar vidas e maneiras de como podemos diminuir o consumo de energia em nossas residências. Também agradecemos a presença dos funcionários da RGE Izaqueu e Fábio que trabalham em Crissiumal, e que intermediaram para que o encontro acontecesse.

 

Consumo Consciente, pare, e faça diferente!

 

“Boas ideias sobre Consumo Consciente e Sustentabilidade precisam ser compartilhadas, pois podem servir como inspiração para novas iniciativas.” Por isso, neste ano de 2015, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Rotermund, trouxe um tema diferente para seus projetos anuais, o Consumo Consciente, onde a partir deste tema foram desenvolvidos trabalhos com os alunos do 9º ano da tarde, juntamente com a professora Carla Regina, na disciplina de língua Portuguesa.

 

Com este trabalho foi possível conhecer um pouco mais sobre este tema, que não é tão discutido, ainda, no âmbito, e conscientizar a respeito do mesmo, tentando trazer um novo olhar, para que as pessoas saibam que isto é indispensável para garantir o futuro das próximas gerações.

 

A partir deste conceito, foram realizados trabalhos com os temas sobre sustentabilidade, alimentos, energia, economia e água, sempre frisando utilizá-los e consumi-los corretamente, evitando ao máximo o desperdício.

 

A partir disso foram realizadas ações sustentáveis, com o intuito de chamar atenção dos alunos para o projeto. Sendo assim, o grupo sobre sustentabilidade, fez o plantio de um Manacá da Serra no pátio da escola; para a aquisição  do mesmo os alunos buscaram patrocínio em lojas do centro de Crissiumal, onde cada loja que quisesse poderia fazer uma contribuição espontânea. O grupo de economia também quis ir além, e fizeram uma campanha para arrecadação de garrafas pet, com o objetivo de confeccionar um puff para sorteio entre aqueles que colaboraram com a doação das garrafas, visando reutilizá-las. Além disso, os outros grupos nos deram várias dicas de como pôr em prática o que aprendemos.    

 

Enfim, concluímos que, a escola nos transmite a teoria, enquanto é nossa responsabilidade colocá-la em prática!   

 

(Escrito por Eduarda Marques e Milena Rohsler)

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos