Notícia

Geral - 05/06/2015 - Sicredi é Top of Mind no mercado gaúcho pelo terceiro ano consecutivo


A pesquisa identifica, um mercado vasto ainda por ser trilhado pelo cooperativismo de crédito no RS

 

Nos últimos três anos, desde que a Revista Amanhã incluiu o segmento - cooperativa de crédito - na pesquisa anual do Top of Mind, o Sicredi tem sido a primeira marca na lembrança do consumidor gaúcho. Este é um indicativo importante, pois como a pesquisa leva em consideração o impulso da primeira lembrança, da primeira marca que o consumidor consegue visualizar, isso representa que a força da marca Sicredi está consolidada e em evolução.

 

O grande impulsionador dessa lembrança do consumidor foi a relação de parceria que o Sicredi estabelece com as comunidades onde está atuando. “Para o Sicredi as pessoas vem em primeiro lugar. Não há mágica. Há comprometimento efetivo com nossos associados e com as comunidades”, afirma o presidente do Sicredi RS/SC, Orlando Müller. Para ele, figurar pelo terceiro ano consecutivo como a marca de cooperativa de crédito mais lembrada pelos gaúchos é o demonstrativo da assertividade das estratégias e da visão do negócio.

 

A pesquisa identifica, com clareza, um mercado vasto ainda por ser trilhado pelo cooperativismo de crédito no RS. E mostra também, a força da marca Sicredi no mercado gaúcho. Entre os mais de 1.200 entrevistados pelo estado, 60,4% tinham na primeira lembrança como cooperativa de crédito: o Sicredi. A segunda cooperativa lembrada figurou com 1% das lembranças. “Este indicativo mostra que estamos no caminho certo. Mas que ainda podemos fazer mais”, ressalta Müller.

 

O jantar de premiação do Top of Mind será no dia 2 de junho, às 19h, no Salão de Festas do Grêmio Náutico União, em Porto Alegre. A cerimônia é um momento de celebração ao branding, e à medida que os agraciados forem chamados ao palco para receber a honraria, serão lembrados alguns momentos marcantes da trajetória do Top of Mind de AMANHÃ. Haverá homenagens especiais na presença das mais importantes lideranças empresariais do Estado, além de imprensa, profissionais de marketing, colunistas e formadores de opinião.

 

Conheça o SICREDI:

 

Nacional – O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com 3 milhões de associados e 1.334 pontos de atendimento que geram empregos em 990 cidades brasilerias, em 11 Estados* do País. Organizado em um sistema com padrão operacional único conta com 98 cooperativas de crédito filiadas, distribuídas em quatro Centrais Regionais – acionistas da Sicredi Participações S.A. - uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo que controla uma Corretora de Seguros, uma Administradora de Cartões e uma Administradora de Consórcios. No Brasil somos 20 mil colaboradores. Até o momento atingimos R$ 48,6 bilhões em ativos e R$ 7,1 bilhões de patrimônio líquido. No Brasil, o Sicredi é a única instituição financeira em 211 municípios.

 

Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Goiás.

 

Sicredi RS/SC - Reúne 42 cooperativas e 633 pontos de atendimentos, sendo 568 no RS e 65 no SC. Nos Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, o Sicredi já atingiu até março, R$ 25,23 bilhões em ativos, registrando crescimento de 18% sobre igual período de 2014. Soma-se até o momento 1.564.562 associados. Já o patrimônio líquido ficou acima dos R$ 3,53 bilhões, representando uma evolução de 20,2% sobre o ano passado. E os depósitos totais cresceram 15,8%, somando mais de R$ 13,62 bilhões. Em 2014 o Sicredi RS/SC, através de suas cooperativas filiadas, gerou um resultado superior a R$ 607,7 milhões, representando 52% do total nacional. E no RS, o Sicredi é a única instituição financeira em 158 municípios.

 

Sobre o Prêmio

 

A pesquisa - A pergunta "Quando eu falo em qual é a primeira marca que você lembra?" foi dirigida em contato pessoal com mais de 1,2 mil gaúchos de todas as classes sociais, de ambos os sexos e com idade entre 16 e 65 anos. A pesquisa se desenvolveu entre fevereiro e março de 2015 e abrangeu sete mesorregiões do estado, conforme distribuição do IBGE, em uma jornada que somou mais de 13 mil quilômetros percorridos. As 113 categorias contempladas revelam as marcas mais lembradas, espontaneamente, pelos consumidores do Rio Grande do Sul em um leque de categorias que vai de Arroz a Time de Futebol, passando por farmácia, banco, site de busca na internet, universidade e dezenas de outros itens.

 

25 anos de Top of Mind - Em 2015, o prêmio Top of Mind – As Marcas do Rio Grande – do Grupo AMANHÃ comemora suas bodas de prata. A estreia, em 1991, marcou o surgimento da primeira pesquisa espontânea de marcas do Brasil. Modelo de transparência e credibilidade, a amostragem é única, na medida em que alcança todos os perfis da população gaúcha, sendo referência para as empresas como instrumento de identificação de oportunidades e bússola para a criação de estratégias de marketing conectadas ao consumidor.

 

 

 

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos