Notícia

Geral - 04/12/2012 - Prefeitos da AMUCELEIRO são convidados a apoiar a criação do Comitê Nacional do rio Uruguai


Convite aconteceu durante Assembleia da Amuceleiro

 

O presidente do Comitê Turvo - Santa Rosa - Santo Cristo, Adilson Steffen se reuniu na última sexta-feira com os prefeitos da Amuceleiro. o objetivo do encontro foi convidar os prefeitos a apoiar a criação do Comitê Nacional do rio Uruguai e dar retorno das recomendações do enquadramento e as implicações da publicação da resolução do CRH nos futuros licenciamentos ambientais. A reunião também teve a participação da secretária executiva Cristiane Loebens, no dia 30 de novembro de 2012, na sede da Amuceleiro, em Três Passos. 

 

O presidente Adilson socializa que os Comitês da região hidrográfica do Uruguai, tanto da vertente gaúcha quanto de Santa Catarina em conjunto com a Agência Nacional de Águas estão em articulação para a criação do Comitê Nacional do rio Uruguai. Uma das etapas desta formação é a concordância de no mínimo 20% dos municípios da região hidrográfica do rio Uruguai, para a qual solicitou o apoio dos prefeitos. 

 

Ainda levaram informações das recomendações do enquadramento dos corpos hídricos da bacia hidrográfica, como: implantação dos sistemas de esgotamento sanitário e gerenciamento de resíduos sólidos em todos os municípios; licenciamento de todas as indústrias e controle de seus lançamentos de efluentes; ampliação do licenciamento das atividades agropecuárias; utilização de boas práticas de manejo do solo na agricultura: evitando a perda de solo, respeito a capacidade de absorção de nutrientes; utilização de boa práticas de manejo na pecuária: impermeabilização das lagoas de dejetos, implantação de biodigestores, cuidados na aplicação dos dejetos nas lavouras e recomposição das Áreas de Preservação Permanente.

 

Cristiane destaca que a resolução do enquadramento aprovada pelo CRH na reunião de 24.10.12 deve ser publicada no diário oficial do estado na primeira semana de dezembro e após a publicação deve ser obedecida pelos futuros licenciamentos.

 

 

Fonte: Cristiane Loebens

Postado: Leila Ruver
Vídeos