Notícia

Texto de Opinião - 04/11/2015 - Nada de Extraordinário-Por Padre Renato José Rohr


Leia na íntegra

O que adianta ir para lua? Quem não valoriza o pouco não merece o muito. Quem não faz bem as pequenas coisas fará bem as grandes? A arte de bem viver é fazer bem as pequenas coisas de cada dia.

 

Há muita gente que espera que aconteçam em sua vida coisas extraordinárias, por isso, não fazem com capricho as pequenas coisas de cada dia. É na realização de pequenas coisas que nos treinamos para realizar bem outras coisas maiores que podem surgir. É bom lembrar que ninguém nasceu grande ou sábio. Nascemos pequenos e vamos crescendo na medida em que aprendemos a viver. Tornamo-nos sábios, ou não, na medida em que vamos aprendendo, ou buscando conhecimentos a cada dia para sairmos da ignorância e alcançarmos sabedoria. Ninguém nasceu sabido, nascemos como tabula rasa, sem conhecimentos.

 

Há gente esperando coisas extraordinárias em sua vida para realizá-las, mas não realizam bem as coisas pequenas que acontecem em sua vida. Nenhuma árvore nasceu grande. A nossa vida é um aprendizado. Não podemos deixar passar as ocasiões que a vida nos apresenta. Cada dia da nossa vida é como uma escola. Cada fato da nossa vida é um momento para aprendermos a viver. É nas pequenas coisas de cada dia que a vida nos ensina a viver.

 

Qual é a vantagem em buscar vida em outros planetas se não é valorizada a vida que existe em nosso planeta? Porque procurar água em outros planetas se poluímos a água que aqui temos de graça? Porque ir em busca de outras vidas se não respeitamos a vida que está ao nosso lado.

 

Quem hoje não valoriza as pequenas coisas não merece maiores amanhã. Há famílias que esperam grandes acontecimentos para resolverem as suas dificuldades, mas não resolvem nem os pequenos problemas de cada dia. Só seremos capazes de resolver maiores problemas se a cada dia resolvemos os pequenos problemas que a vida nos apresenta. Não adianta alguém pensar em resolver coisas extraordinárias se não resolve nem os pequenos problemas de cada dia. Para ser uma pessoa de bem não precisa realizar coisas extraordinárias, mas realizar extraordinariamente as pequenas coisas de cada dia. A vida nos ensina que é assim “Se alguém pensa em ser grande pense com grande humildade o que é capaz de realizar”. Só é capaz de realizar grandes coisas quem durante a vida aprendeu a fazer bem as coisas de cada dia. Não pensemos em ser grandes se não sabemos ser pequenos. É a vida que nos ensina a sermos grandes ou pequenos. Nem sempre são mais felizes aqueles que realizam grandes obras, mas, aqueles que realizam com mais amor as coisas de cada dia.

 

Amigo! Amiga! Realize extraordinariamente os pequenos fatos de cada dia e te  sentirás feliz com pouco ou muito que a vida te proporciona.

 

Crissiumal, 04/10/15 Pe Renato José Rohr scj

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos