Lei que beneficia agroindustrias familiares será sancionada nesta sexta-feira, 04, em Sarandi.
Nesta sexta-feira,4, o Governador Tarso Genro estará em Sarandi para sancionar a lei que cria o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF-RS), de autoria do deputado Edegar Pretto (PT).
A solenidade será às 10h, no CTG Porteira da Querência, no parque de Exposições. Será a primeira vez que o governador sanciona a lei de um deputado em um ato exclusivo .
O que é o SUSAF-RS
O SUSAF-RS é resultado de um amplo debate com os movimentos sociais, governo do Estado, municípios e agroindústrias familiares.
As agroindústrias familiares do Rio Grande do Sul com inspeção municipal poderão comercializar seus produtos em todos os municípios do estado, a partir da regulamentação do SUSAF-RS. Hoje, a comercialização destes produtos está restrita ao município de origem. O projeto que cria o SUSAF-RS foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa no dia 18 de outubro.
Agricultores familiares, prefeitos, vereadores e representantes de entidades de todo o estado estiveram no plenário da Assembleia pedindo aprovação do projeto.
Ao longo do ano foram realizados cerca de 20 encontros, entre audiências públicas, seminários e palestras em vários municípios do estado para discutir e aprimorar o projeto. Pela relevância social e inclusiva, o SUSAF-RS foi considerado pelos deputados um dos mais importantes projetos discutidos no parlamento gaúcho este ano.
Fonte: Ijui.com
Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Tweet |