Notícia

Geral - 04/10/2017 - Primeiras Oficinas de Marcenaria Criativa e Oficina de Recreação acontecem na ABEMEC


A execução dessas e das demais atividades, busca-se prevenir situações de risco social

Através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para Crianças e Adolescentes de 06 a 17 anos que frequentam a ABEMEC Sede e Núcleos do Bairro Paraíso e Bairro Mirim, iniciaram duas Oficinas Temáticas: Oficinas de MARCENARIA CRIATIVA e Oficina de RECREAÇÃO – AJB = APRENDER, JOGAR E BRINCAR.

Esse serviço é executado em parceria entre a ABEMEC e Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, que visa complementar o trabalho social realizado com as famílias. 

Oficina de Marcenaria Criativa, acontece nas segundas e quintas-feiras com adolescentes de 14 a 17 anos que frequentam os serviços da ABEMEC Sede e Núcleos Bairro Mirim e Bairro Paraíso. As atividades são realizadas a partir de integração entre os adolescentes dos três espaços de atendimento. Busca-se trabalhar práticas de artesanatos de Marcenaria, incentivando a permanência e adesão dos adolescentes no serviço, com atividades atrativas, possibilitando também incentivo a profissionalização dos jovens. 

A Oficina iniciou no dia 21 de Setembro de 2017, nas dependências do Prédio em Construção da ABEMEC, onde é conduzida pelo Oficineiro Danilo Dutra de Campos, com acompanhamento de Monitoras e Oficineiras de Artesanato da Entidade. 

No primeiro momento, foi realizado a apresentação da Oficina para os Adolescentes e Orientações sobre o uso dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), realizada pelos representantes do PLANASEG (Planejamento em Segurança do Trabalho), empresa está que presta assessoria para a Entidade.

As atividades buscam contemplar trabalhos artesanais confeccionados na Marcenaria, como porta térmica, carrinhos de madeira, raquetes de Ping Pong, dentre outros materiais que irão produzir e, alguns até poderão levar para casa. Além, das atividades práticas, a Oficina, busca a integração, socialização e convivência entre os participantes. 

Os adolescentes não podem manusear as máquinas, por questão de segurança, mas acompanham todo o processo de fabricação dos materiais, através da explicação do Oficineiro, tendo contato direto com o acabamento e montagem.

Oficina de Recreação – AJB = aprender, jogar e brincar, acontece com crianças e adolescentes de 06 a 17 anos, que frequentam a ABEMEC Sede e Núcleos Bairro Paraíso e Bairro Mirim. As atividades são realizadas de acordo com as faixas etárias. No momento são 11 grupos, divididos de acordo com as turmas.

A partir do cotidiano de atividades realizadas nos serviços da ABEMEC, identificou-se que há necessidade de propor atividades recreativas com as crianças e adolescentes, visando contribuir para o desenvolvimento da dimensão física, psicológica e social do público atendido, a partir de atividades físicas, onde as crianças e adolescentes aprendem jogando e brincando.

A Oficina teve inicio no dia 02 de Outubro de 2017, a qual é realizada semanalmente nas dependências dos Três espaços de atendimento: Sede, Núcleo Bairro Mirim e Núcleo Bairro Paraíso. As atividades são conduzidas pela Oficineira Gracieli Lauxen Scheeren, com auxilio de seu estagiário de Educação Física Claudio Corrêa.

As atividades acontecem de forma grupal, trabalhando, agilidade, flexibilidade, coordenação motora, movimentos corporais, jogos, brincadeiras, campeonatos de jogos, gincanas, integração entre os grupos, entre outras atividades que contemplam os objetivos da Oficina. Além das ações durante o ano, serão realizadas atividades na 3ª Colônia de Férias.

Em acompanhamento das atividades, é possível identificar, grande participação e adesão das crianças e adolescentes, qualificando o atendimento realizado. 

Todas as ações do serviço contam com o acompanhamento no planejamento, monitoramento e avaliação da Equipe de Referência da Entidade ABEMEC, constituída por três Pedagogas (uma em cada Núcleo), Uma Psicóloga e Uma Assistente Social e Equipe de Referência da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, constituída pela Equipe Técnica.

A execução dessas e das demais atividades, busca-se prevenir situações de risco social, contribuindo para a garantia do acesso aos direitos das crianças e adolescentes atendidos na ABEMEC. 

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos