Notícia

Geral - 04/10/2011 - Êxodo registrado no Noroeste durante os últimos anos estimula proposta de emenda constitucional


Cerca de 154 mil habitantes deixaram a região nos últimos anos

 

Um dado alarmante apresentado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) motivou a criação de uma proposta de desenvolvimento dos municípios que compõem a Bacia do Rio Uruguai. Conforme o IBGE, nos últimos anos, 67 municípios da Fronteira Noroeste – que compreende as regiões da Grande Santa Rosa, Celeiro e Missões – somaram juntos um esvaziamento de aproximadamente 154 mil habitantes.

 

A economia da região noroeste do Rio Grande do Sul é baseada na agropecuária, sujeita às oscilações regionais e nacionais do setor. Durante as últimas décadas, sem contar com um programa governamental de incentivos e investimentos, perdeu mão-de-obra e empobreceu a olhos vistos.

 

Diante da situação, o deputado federal Osmar Terra decidiu apresentar uma proposta de Emenda Constitucional para o Fundo de Desenvolvimento da Bacia do Rio Uruguai. Para tanto, o parlamentar gaúcho já reuniu assinaturas de deputados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

 

De acordo com o deputado Terra, o objetivo do fundo é revitalizar a economia regional, elevar a qualidade de vida dos habitantes e, consequentemente, reverter a tendência do esvaziamento demográfico impresso nos dados do IBGE.

 

– Já tenho apoio de diversos deputados, e, em breve, alcançaremos as 171 assinaturas mínimas exigidas pelo regimento interno da Câmara, para que o assunto seja levado adiante – salienta o deputado.


Fonte: Agostinho Piovesan - Rádio Luz e Alegria / Dep. Osmar Terra / www.regiaoceleiro.com.br

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos