Notícia

Agricultura - 03/12/2018 - Coopercris fecha as portas e deixa de pagar produtores de leite


Produtores de leite buscam solução para resolução do impasse

Na última semana, em uma assembleia realizada no Clube Crissiumal, a Cooperativa Agropecuária Crissiumalense, Coopercris anunciou o fechamento de suas portas, para a irritação de inúmeros associados.

A cooperativa foi fundada no ano de 2008, tendo trabalhado neste tempo como intermediador de empresas de leite, sendo que a cooperativa adquiria a produção dos agricultores, na sua maioria pequenos produtores e fazia o repasse para industrias. Por algum tempo a empresa também manteve um supermercado. E também uma loja agropecuária, que foi a última a fechar as portas. 

Nesta segunda-feira (03) a reportagem do Guia Crissiumal foi procurada por um grupo de agricultores que tem a receber a produção de leite vendida nos últimos 45 dias de recolhimento de leite da cooperativa. Entre eles, credores de valores baixos, poucos reais e até mesmo credores de 20 mil reais.

Na tarde desta segunda cerca de 40 credores estiveram no fórum local, onde uma líder do grupo e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Marcos Zimmermann foram recebidos pelo defensor público, que deu as orientações do que o grupo pode fazer, para buscar seus direitos.

As informações da defensoria foram repassadas aos agricultores na sombra em frente ao CTG Estância da Saudade após a reunião.

Não há ainda um levantamento exato do número de fornecedores da cooperativa que ficou sem receber, nem mesmo de associados que ela possuía. O Guia Crissiumal estará acompanhando os próximos passos deste caso, lembrando que a falta de pagamento além de prejudicar os agricultores que não receberam prejudicará diretamente o comércio crissiumalense, a exemplo de casos anteriores que aconteceram com empresas de laticínios de Crissiumal e região.

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos