Notícia

Clima - 03/11/2018 - Um mês após o temporal, ainda existem casas tampadas com lonas em Crissiumal


Temporal deixou marcas irreparáveis na cidade

Este sábado (03) marca exatamente um mês do temporal de granizo que atingiu Crissiumal, destruindo o telhado de mais de 2500 residências, além de inúmeros estabelecimentos comerciais e entidades.

O Guia Crissiumal percorreu a cidade durante a tarde desta sexta-feira e o que se vê é que o temporal ainda segue vivo na cabeça dos crissiumalenses. Não há rua que não tenha uma marca deixada pelo temporal.

No Parque de Obras do Município há uma montanha de telhas quebradas e de destroços de telhados que foram substituídos e já recolhidos pela equipe de limpeza urbana. Mesmo assim, em muitas ruas telhas que foram substituídas nos últimos dias seguem aguardando a recolha.

É difícil estimar com exatidão, mas possivelmente mais de 100 casas do perímetro urbano ainda estejam cobertas com lona, ou de alguma forma provisória. Alguns moradores aguardam telhas, outros mão de obra, outros ainda não conseguiram trocar seus telhados por questões financeiras.

Além dos estragos visíveis em residências e ruas, é notado que a Delegacia de Polícia segue sem seu telhado substituído e as duas maiores escolas estaduais do município seguem com as aulas em locais alternativos. Os estudantes da Escola Ponche Verde estão recebendo as suas aulas na antiga Escola Madre Paulina e os estudantes da Escola Rocha Pombo, a partir dessa segunda (05) terão suas aulas nas dependências do Seminário São Miguel.

Neste tempo Crissiumal voltou a sofrer com episódios de chuva forte e até um vendaval, que também prejudicaram a reconstrução.

A normalização da situação ainda deve demorar um pouco.

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos