Notícia

Cultura - 03/11/2015 - GEMP volta a ser contemplado com o Prêmio Vitor Mateus Teixeira


Premiados foram divulgados na última semana

Os nomes dos agraciados com o Prêmio Vitor Mateus Teixeira, edição 2015, foram publicados na última semana, no Diário Oficial da Assembleia Legislativa, após homologação pela Mesa do Parlamento gaúcho das deliberações da Comissão Julgadora do Prêmio. A definição dos vencedores de 17 categorias aconteceu em reunião realizada no último dia 20, no Solar dos Câmara. Os certificados e troféus serão entregues no dia 03 de dezembro. O evento ocorrerá no Teatro Dante Barone, a partir das 19 horas.

 

A comissão julgadora do Prêmio Vitor Mateus Teixeira é composta por representantes da Fundação Teixeirinha, do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), do Sindicato dos Músicos Profissionais do Rio Grande do Sul, do Sindicato dos Compositores Musicais do Rio Grande do Sul, do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF) e do Departamento de Cultura da ALRS.

 

Criado em 19 de agosto de 1997, o prêmio é promovido anualmente pela Assembleia Legislativa, afim de contemplar artistas e veículos de comunicação que contribuem no fortalecimento e divulgação da música gaúcha. Foram 133 indicações feitas por 20 deputados estaduais, registrando um aumento de quase 25% em relação ao ano anterior, onde foram recebidas 101 indicações.

 

Confira os vencedores nas respectivas categorias:

I - Cantor: Helmo de Freitas – Carijó;

II - Cantora: Maria Helena Anversa;

III - Declamador: Joaquim Moncks;

IV - Declamadora: Luiza Quinteiro;

V - Trovador: Vitor Hugo Medeiros;

VI - Trovadora: Tetê Carvalho;

VII - Compositor(a): Nenito Sarturi;

VIII - Instrumentista: Rodrigo Nassif;

IX - Arranjador(a): Sérgio Rojas;

X - Pajador(a): Pedro Júnior da Fontoura;

XI - Produtor(a) Musical: Márcio Rosado;

XII - Capa de Disco: Chão de Areia – Quem Somos Nós;

XIII - Veículo de Divulgação de Artista Gaúcho(a): TV Tradição (internet/convênios);

XIV - Grupo de Show: Grupo Étnico Madre Paulina – Crissiumal;

XV - Grupo de Baile: Flávio Dalcin e Banda Ouro;

XVI - Grupo de Dança Gaúcha: CTG Tiaraju – Porto Alegre; e

XVII - Bandinha Típica Alemã: Banda Típica Tannenwald – Nova Petrópolis.

 

Nesta edição, o GEMP teve colaboração para a inscrição, com documentação e demais dados, do Vereador Crissiumalense e Presidente do Cooper Fonte Nova, Marcos Sossmeier, que também contou com o apoio do Deputado Estadual Aloísio Classmann.

 

Sobre o GEMP

 

O GEMP Escola e Cia. de Dança foi fundado em 1995 e declarado patrimônio cultural da cidade de Crissiumal em 2004. Em seu histórico possui mais de 100 premiações, incluindo Medalha de Ouro na competição internacional de dança de Buenos Aires, Argentina. Em 2008, representou o Brasil em festivais de folclore no Chile e na Bolívia e, em 2009, se apresentou no leste europeu, em países como Polônia, República Tcheca e Eslováquia. Entre os meses de julho e agosto de 2010, realizou sua segunda turnê pela Europa, apresentando-se em Portugal, Holanda e França. Em julho de 2011, representou o Brasil no 30º Mundial de Culturas do Canadá, em 2012 realizou mais de 15 espetáculos em Istambul, na Turquia e em 2013 esteve na Romênia, Bulgária, Macedônia e Hungria. Em 2014 esteve na França, Bélgica, Alemanha e em Luxemburgo. Neste ano a turnê internacional foi realizada na Polônia, Alemanha e República Tcheca.

 

Foto: GEMP

Fonte: AL / Guia Crissiumal

Postado: Leila Ruver
Vídeos