Notícia

Geral - 03/07/2013 - Barragem construída no Rio Lajeado Grande teve as comportas fechadas pela primeira vez


Até às 17 horas a água já havia aumentado em 2,5 metros no lago

A Barragem da Usina Hidrelétrica CGH Caa-Yari, pertencente a JHM Geração Elétrica Ltda e construída no Rio Lajeado Grande, teve as comportas fechadas pela primeira vez na manhã desta quarta-feira, dia 03/07, para o enchimento do lago.

 

Técnicos da FEPAM estiveram em Crissiumal desde a terça-feira, e acompanharam o procedimento realizado com sucesso. Os Secretários Municipais Nilson Welter (Agricultura e Meio Ambiente) e Vanderlei Camara (Planejamento) também estiveram no local.

 

Entre o fechamento das comportas, durante a manhã, e o final da tarde, por volta das 17 horas, o lago havia aumentado o seu nível em 2,5 metros, faltando apenas 1,8 metros para atingir a altura da barragem.

 

Segundo o funcionário da Hidrelétrica Carllinhos Rohde, que acompanha há anos a execução da obra, na próxima semana, provavelmente na segunda-feira, pela primeira vez a água acionará as turbinas.

 

A Usina deverá entrar em funcionamento em breve, sendo que a obra da Usina iniciou em 2006 e a mesma tem duas turbinas, de 0,6 Mega Watts cada, totalizando 1,2 Mega Watts que serão comercializados pela mesma.

 

Veja abaixo os dados técnicos da Usina:

Potência: 1,2MW/h

Queda útil: 12,5m

Vazão: 13m³/s

Altura da barragem: 7,7m

Comprimento da barragem: 120m

Comprimento do canal: 180m

Área de alague: 5,2ha

Área do lago formado: 10ha

 

 

 

 

 

 

Fonte: Guia Crissiumal

Fotos: Nilson Welter, especial para o Guia Crissiumal 

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos