Notícia

Clima - 03/05/2024 - Morador das margens do rio define cheia do Buricá como a maior da história


Rio chegou a interditar a ponte entre Crissiumal e Horizontina

Foto, da Ressaca do Buricá. Créditos: Edson Both Petri

 

A enchente do Rio Buricá, que ainda está em curso, foi definida como a maior de sua história (que se tenha conhecimento) pelo morador das margens do rio, Cássio Baum, do Balneário Baum, de Linha Araçá, interior de Nova Candelária.

Cassio destacou a informação em suas redes sociais, relatando que a atual enchente foi cerca de um metro maior do que a grande enchente de 2014.

O rio está tão alto que o DAER interditou a ponte da divisa de Crissiumal com Horizontina, na ERS 305, no final da tarde dessa sexta-feira (03). O Buricá, diferente de outros rios da região, demora mais para baixar nos episódios de cheia.

O rio nasce em Chiapetta, passando ainda pelos municípios de Inhacorá, Alegria, Independência, São José do Inhacorá, Três de Maio, Boa Vista do Buricá, Nova Candelária, Horizontina, Crissiumal e Doutor Maurício Cardoso, desaguando no Rio Uruguai. O seu principal afluente é o Rio Inhacorá, destacando-se também o Rio Reúno, o Lajeado Cachoeira, o Lajeado Caneleira, o Lajeado Manchinha, o Lajeado Caúna, o Lajeado Barrinha e o Lajeado Mato Queimado.

 

Postado: Clecio Marcos Bender Ruver
Vídeos