Notícia

Texto de Opinião - 02/09/2013 - Todo Esforço é Possível-Por Padre Renato José Rohr


Leia na íntegra o texto do Pároco da Igreja Católica de Crissiumal

Certas atitudes ou preocupações sempre são realizadas com extremos cuidados e caprichos, por questão de valores ou por motivo de preferência. Bens, animais e projetos merecem tanta atenção que ás vezes até pessoas se doam consumindo a própria vida. É bom ver pessoas caprichosas, que vibram com o que fazem, mas existem excessos com coisas passageiras e pouco caso ou ocupação com o que é mais importante.

 

Quem nos vem com a proposta certa é Cristo quando nos diz. “façam todo esforço possível para entrar pela porta estreita”. É bom e é hora de cada um de nós se colocarmos diante da proposta de Jesus. É claro que Cristo fala da porta para entrar no Reino de Deus. E quem de nós poderia dizer que está realmente fazendo todo esforço possível para entrar no reino de Deus. É preciso renunciar a muitas coisas, carregar a cruz, rezar, meditar, celebrar, participar, fazer boas obras de caridade, obras de misericórdia, cumprir os mandamentos da lei de Deus e da Igreja, viver a vida sacramental, ocupar-se com Deus e o com que nos conduz a Ele. 

 

Não podemos perder tanto tempo e fazer tantas obras passageiras, e não fazer um esforço maior para nos ocupar com as propostas do Reino. Como diz São Paulo "Há muita gente muito ocupada em não fazer nada”. É preciso que cada um se pergunte e responda quanto é a sua ocupação com as coisas do Reino. Pessoas ás vezes fazem quase o impossível por coisas até a toa, e Jesus nos pede para fazermos todo esforço possível para conquistar o seu reino.                                                                                           

 

Já escutamos tantos conselhos bíblicos, Maria nos diz: “Façam tudo o que Ele vos disser”. São Paulo nos diz; Já que vocês aceitaram Jesus Cristo como senhor, vivam como cristãos (cfr.COL ,2,6). O próprio Pai do Céu nos diz “Este é meu Filho amado escutai o que Ele vos disser”. Nós não temos dúvidas quanto à importância de propostas do mundo ou divinas, mas, parece que muitas vezes nos deixamos levar pelo momento e pelo que é passageiro. Até é bom nos confrontarmos com o primeiro mandamento “amar a Deus de todo coração com toda alma, com todo esforço...” certamente, nós falhamos muito. Amamos muitas coisas, e nem sempre amamos muito a Deus. Muitos lhe dedicam pouco tempo. A Ele tudo pertence. É mais um momento de dizermos o “mea culpa”.                                                                                                                                              

 

É bom que pessoas sejam caprichosas com o que fazem, investindo em projetos, ocupando se bem, mas não se pode deixar de lado o projeto maior que é de Deus.  É bom que cada um tenha capricho com suas coisas, seus projetos, com sua loja, fábrica ou vaca, mas tenha um capricho não menor com sua vida espiritual. Amigo, faça de tudo, invista para não ficar fora do projeto de Deus que é a salvação, entrar pela porta do céu.

 

Pe. Renato José Rohr scj - Pároco

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos