Notícia

Educação - 02/08/2018 - Escola Rocha Pombo realizou importantes palestras


As mesmas foram realizadas nos dois turnos nesta quinta-feira

A Escola Estadual de Ensino Médio Rocha Pombo tem como objetivo o aprendizado global de seus educandos, envolvendo em suas ações todos os aspectos constitutivos da personalidade do ser no ato de aprender, além de proporcionar práticas educativas que comprovam que vivemos em um mundo globalizado, que estamos conectados o tempo todo e expostos às relações complexas que existem. Para tanto, a direção e coordenação pedagógica da escola, com o apoio da professora Elaine de Fatima Dudel Mayer, coordenadora do Programa CIPAVE – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar, promoveu nessa quinta-feira, dia 02 de agosto, duas importantes palestras no âmbito escolar.

Pela parte da manhã esteve conversando com os alunos do Ensino Fundamental/Séries Finais e Ensino Médio o Senhor Juarez Antonio Tizzot de Morais Júnior, Bacharel em Direito, que apresentou aos alunos as consequências que alguns atos impróprios para o ambiente escolar podem acarretar na vida dos menores, uma vez que os pais e os adolescentes poderão responder sobre os mesmos. Frisou também sobre o respeito aos professores e aos colegas e ao direito de aprendizagem do aluno, sobre o uso do celular em sala de aula e a lei que proíbe a utilização do mesmo nesse ambiente, sobre o Bullying, a filmagem e divulgação de mídias. Em sua fala, afirmou aos alunos que “o direito de cada indivíduo termina onde começa o direito do outro,” essa é uma lei de convívio em sociedade. Informações essas de grande importância uma vez que os alunos estão em uma fase importante de sua formação e devem tomar conhecimento de seus direitos e deveres.

Pela parte da tarde a escola recebeu o Delegado de Polícia de Crissiumal, William Garcez, que também conversou com os educandos do Ensino Fundamental/Séries Finais e Ensino Médio sobre assuntos de extrema importância, tais como as drogas. Apresentou a todos o Projeto “Papo Responsa” da Polícia Civil de todo Estado, e quais suas finalidades em seu trabalho com os jovens. A conversa tratou sobre os tipos e efeitos das drogas no organismo, bem como do mal que causa para a sociedade em geral, aumentando as taxas de crimes e assassinatos. Esse importante momento iniciou com um vídeo-depoimento de um viciado, onde o Delegado William disse que nenhum depoimento de viciado é positivo, mas que é importante ver e ouvir para conhecer essa realidade e evitá-la. Contou a sua própria história onde teve amigos que se perderam nas drogas, perderam família e não conseguiram vencer na vida, salientando que quem compra droga não financia apenas ela, mas também a violência. Para finalizar falou sobre as operações diversas que a polícia realizou em combate ao tráfico de drogas na região e a importante missão que todos têm nessa vida que é evitar o mau caminho, dizendo que “o papo é meu, mas a responsa é de vocês. Não importa se você vem de família rica ou pobre, o futuro depende de cada um”.

Esses momentos proporcionados pela escola Rocha Pombo, foram de suma importância para dar aos alunos a oportunidade para pensarem, dividirem e se expressarem, tanto em suas opiniões, como na importância dos seus papeis na sociedade, assim como compreenderem e tratarem dos relacionamentos existentes, principalmente nas questões sociais, que dizem respeito a todos os cidadãos e que permitem descobrir novas formas de pensar e de agir, proporcionando dessa maneira um novo jeito de viver e com a capacidade de analisar a realidade do mundo e contribuir de forma positiva com mais justiça, equidade e direitos humanos para todos, sem envolvimento com o lado obscuro, que por vezes parte da sociedade propicia.

A escola agradece a disponibilidade do Ministério Público e da Polícia Civil de nosso município.

Fonte e fotos: Escola Rocha Pombo

 

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos