Notícia

Educação - 01/12/2021 - APAE de Crissiumal proporciona qualificação aos seus colaboradores


Esta qualificação acontece a cada quinze dias na cidade de Três de Maio, com aulas presenciais

O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.  Segundo estatísticas o TEA afeta cerca de 1% da população mundial. O número de meninos afetados é maior que o de meninas. No Brasil, apesar da escassez de estudos epidemiológicos que possam melhor estimar os dados nacionais, constatou-se em recente pesquisa que os índices de acometimento pelo autismo são de 27,2 casos para cada 10.000 habitantes. Os transtornos do espectro do autismo são diagnosticados em número cada vez maior e também cada vez mais cedo no Brasil. Pessoas antes nunca diagnosticadas, diagnosticadas em idade escolar ou já adultas, agora podem ter suas características autísticas detectadas antes dos 18 meses de idade. Apesar das questões graves e das dificuldades que o autismo pode trazer as famílias, o aumento dos diagnósticos é uma vitória, tanto para aqueles que não sabiam como nem onde procurar ajuda, quanto para aqueles cujas possibilidades de superação das suas deficiências são muito maiores ao terem diagnóstico precoce.

Sua etiologia ainda está em estudo, entretanto, a tendência atual é considerá-la como uma síndrome de origem multicausal envolvendo fatores genéticos, neurológicos e sociais da criança.

Com o intuito de sempre qualificar os atendimentos para as pessoas com deficiência do município de Crissiumal, a APAE de Crissiumal está proporcionando um auxílio de 50 % nos custos num programa de Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo a cinco de seus profissionais que atendem diretamente este público na instituição. Esta qualificação acontece a cada quinze dias na cidade de Três de Maio, com aulas presenciais, através da IECOS, e se estenderá de setembro de 2021 até outubro de 2022.

APAE de Crissiumal, sempre comprometida com o melhor atendimento às pessoas com deficiência no município de Crissiumal. 

Texto/foto: Apae

Postado: Leila Ruver
Vídeos