Gleidson Chitolina atualmente é diretor de esportes de Tucunduva
O ex crissiumalense Gleidson Chitolina, que residiu no município de 2002 a 2006 e deixou um vasto grupo de amigos, vem se destacando em sua cidade natal, Tucunduva. Agora como diretor de esportes de Tucunduva Gleidson Chitolina participou entre os dias 12 e 14 de agosto do 4º Congresso Brasileiro de Ciências do Futebol em São Paulo. O Congresso ofereceu diversos cursos dentro da área do futebol como preparação física, preparação técnica e tática, categorias de base, fisioterapia esportiva, marketing esportivo e palestras com Dorival Júnior, Vagner Mancini e Dr. Marco Aurélio Cunha.
Em busca de aperfeiçoamento, novas oportunidades e contatos com profissionais da área Gleidson participou das palestras e do curso de preparação física com os professores Anselmo Sbragia, preparador físico do S.E. Palmeiras com passagens pela Seleção Brasileira sub-17, Márcio Correa, preparador físico com passagens pelo Grêmio, Internacional e Cerro Porteño e Guilherme Bergamo preparador do São José E.C. com passagem pelo Atlético Paranaense, Figueirense SC, Ituano SC e Guaratinguetá. O curso também foi ministrado pelo professor Sandro Sargentini, preparador físico com passagens pelo Corinthians Paulista, Barueri, Atlético GO, Grêmio e Osasco, além de coordenador da pós-graduação em Ciências do Futebol – UniFMU e autor do livro Treinamento de Força no Futebol.
O diretor de esportes destaca que a participação no congresso foi de extrema importância porque além da aprendizagem pessoal ele poderá passar aos alunos das escolinhas o que aprendeu durante o curso. Buscar novidades e se aperfeiçoar cada vez mais dentro de sua área para quando surgir as oportunidades você conseguir alcançar seus objetivos e o objetivo de sua equipe.
Outra fala que Gleidson cita dentro do futebol é que o problema é entender o jogo, depois de se entender o jogo é necessário que se entendam os vários jogos e as varias formas de jogar.
Hoje o preparador físico atua juntamente com o técnico da equipe, ele é considerado um auxiliar técnico, todo cronograma montado para a equipe deve ser montado juntamente com toda a comissão técnica, onde todos são responsáveis pelos resultados alcançados e as vezes resultados inesperados como lesões.
Uma frase que marca muito para mim é a frase de Johan Cruyff ‘’ eu jogo 3 minutos para mim e 87 minutos para minha equipe’’.
Fonte: Folha Cidade Horizontina
Tweet |