Notícia

Clima - 01/07/2015 - Aproximação de Vênus e Júpiter ainda pode ser vista


Guia Crissiumal fotografou a aproximação dos dois planetas

Estrelas, planetas, nebulosas e muito outros objetos celestes estão muito distantes da Terra. Mas é justamente esta distância astronômica que permite ver o movimento aparente dos astros.

 

Na noite de 30 de junho e na noite de 1 de julho de 2015 acontece um evento especial: a maior aproximação entre os planetas Vênus e Júpiter.

 

Os astrônomos profissionais e amadores já estão preparando suas máquinas fotográficas e binóculos para registrar este momento especial. Mas dá para ver até a olho nu, com um pouco de paciência.

 

A dança de Vênus e Júpiter

 

Os dois planetas não vão se chocar no céu, não vai acontecer nenhuma “trombada planetária”. Eles se movimentam e é a grande distância relativa dos objetos celestes, em relação a um observador que está na superfície da Terra, que dará a “impressão” de que os dois planetas vão ficar quase que lado a lado e até mudarem de posição em relação ao outro. Tecnicamente chamamos esta impressão visual “movimento aparente dos astros”.

 

A “dança” entre Vênus e Júpiter começou há alguns dias e a máxima aproximação aparente acontece na noite de 30 de junho. Mas se você perder esta noite tem também a noite de 1 de julho para tentar apreciar.

 

A foto em Crissiumal foi registrada às 18:32 desta quarta-feira, dia 01 de julho de 2015. Na noite de terça-feira a instabilidade climática acabou impedindo o registro.

 

Fonte: Climatempo

Foto: Guia Crissiumal

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos