Notícia

Texto de Opinião - 01/04/2020 - O Ensino da Língua Portuguesa de acordo com a Base Nacional Comum Curricular


Professora Juliana Radtke Foesch

A chegada da BNCC trouxe algumas alterações no ensino. Muitos estudos já foram realizados, e os professores estão buscando formações que orientem e esclareçam ainda mais.

Ao longo da Educação Básica, as aprendizagens essenciais definidas na nova lei devem assegurar aos estudantes o desenvolvimento de dez competências gerais. Estas consideram como pontos importantes a mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores presentes na vida cotidiana. 

O desenvolvimento de competências, na escola, segundo Perrenoud(2000), demanda uma prática  pedagógica voltada para diferentes objetos  de conhecimento, organizados e confiáveis, que possibilitem ao aluno agir eficazmente em um determinado tipo de situação.

As competências  anunciadas na Base Nacional Comum Curricular propõem que o aluno  tenha a capacidade de mobilizar conhecimentos linguísticos construídos em sala de aula em situações de comunicação oral e escrita.

O desenvolvimento de competências é importante para os alunos, pois elas podem  fornecer os meios para aprender e transformar a realidade.

Na Língua Portuguesa, o texto, em suas múltiplas formas, é considerado o centro das práticas de linguagem. Através dele devemos desenvolver atividades de leitura, oralidade e produção de novos textos.

A leitura, a produção de textos, a oralidade e a análise linguística/semiótica são os eixos organizadores da Língua Portuguesa no Ensino Fundamental.  

A leitura é fundamental para o processo de ensino-aprendizagem. O eixo leitura compreende as práticas de linguagem que decorrem da interação ativa do leitor/ouvinte/espectador com os textos escritos, orais e multissemióticos e de sua interpretação.

O eixo produção de textos, compreende as práticas de linguagem relacionadas à interação individual ou coletiva do texto oral, escrito e multissemiótico, com diferentes  finalidades. É extremamente importante que o educando seja capaz de expressar-se e ter claro qual o objetivo na sua produção. Os alunos farão produções muito variadas, textos estes que não serão lidos unicamente por seu professor.Realizar práticas de produção associada a uma necessidade real, a condições concretas de interação verbal e escrita farão parte deste processo de aprendizagem.

A oralidade na escola sempre esteve presente. Ela envolve o conhecimento e a reflexão sobre como usar nossa língua corretamente nas diferentes situações que a sociedade exige. O aluno tem bastante dificuldade em se expressar oralmente. Existem diversas formas para desenvolver esta habilidade. A BNCC propõe que o aluno seja convidado a expor sua opinião, a levantar hipóteses ou a trocar ideias, assim, exercitando aspectos  fundamentais da  expressão oral formal. O aluno aprenderá a valorizar os textos orais, reconhecê-los e utilizá-los sem maiores problemas.

O eixo da análise linguística/semiótica enfatiza a análise linguística e gramatical como estratégia para o desenvolvimento produtivo das práticas de oralidade, leitura e escrita. O aprendizado linguístico deverá ocorrer de modo contextualizado, a partir dos textos utilizados para o trabalho e desenvolvimento das demais habilidades. 

As ações pedagógicas devem ser pautadas na construção do conhecimento, de forma crítica, engajada na realidade e  de modo a privilegiar a relação teoria-prática.

O professor deve dar significado ao objeto de conhecimento, lançar desafios aos alunos, incentivar os mesmos a buscar as respostas por meio de pesquisas, colocar-se na posição de mediador da relação aluno-objeto de conhecimento, de facilitador da aprendizagem e de eterno aprendiz. 

Professora Juliana Radtke Foesch

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos