Notícia

Clima - 01/01/2012 - Estiagem preocupa crissiumalenses no início de 2012


Município decretou situação de emergência. Final de semana mais uma vez não teve chuva

O começo de 2012 em Crissiumal é de preocupação com as questões climatológicas. Desde outubro o município não tem mais chuva considerável e a estiagem começa a fazer o efeito nada agradável, tanto nas plantações como até mesmo na água potável de algumas propriedades do interior.

Desde o início da semana passada o Município decretou estado de emergência junto a Defesa Civil estadual em virtude da seca.

Segundo boletim da Defesa Civil na última quinta-feira (29) Cruzeiro do Sul, Fontoura Xavier, Engenho Velho, Novo Xingu, Liberato Salzano, Barra Funda, Fortaleza dos Valos, Putinga, Cerro Branco, Crissiumal, São Pedro das Missões, Constantina, Rodeio Bonito, Ilópolis, Coronel Bicaco, Passo do Sobrado, Santa Cruz do Sul e Chiapetta decretaram Situação de Emergência.
Santa Maria, Trindade do Sul, Jóia, São José das Missões, São José do Herval, Pontão, Cristal do Sul, São Valentim do Sul, Novo Tiradentes, Herveiras, Progresso, Arroio do Tigre, Arroio do Meio e Pinhal Grande notificarm a Defesa Civil em razão deste evento (NOPRED). Total de afetados: 129.576 pessoas.

O final de semana teve pelo menos duas “ameaças” de chuva (foto acima do domingo). A primeira delas na tarde de sábado (31), quando pancadas passaram próximas, atingiram municípios vizinhos, como Três de Maio e Boa Vista do Buricá, mas não chegaram a Crissiumal. Neste domingo (01), mais uma vez a chuva esteve próxima, com pancadas em Três Passos e no interior de Tiradentes do Sul, mas mais uma vez sem chegar a Crissiumal, que até teve alguns pingos, que quase puderam ser contados de tão poucos.

Segundo o observador do tempo crissiumalense Ildon Paranhos (Faísca), residente na Rua Coroados, o mês de dezembro teve apenas 53mm de chuva em Crissiumal. O mesmo mês em 2010 havia tido mais de 300mm. O pior de tudo isso é que os prognósticos dos sites especializados em meteorologia não indicam muita possibilidade de chuva para os próximos dias, especialmente a próxima semana. A chuva apenas é esperada com mais intensidade depois do dia 10 de janeiro.

Outra notícia nada boa vem dos meteorologistas do Canal Rural que em matéria veiculada durante o final de semana relataram que o Noroeste do RS somente terá chuvas acima da média à partir de abril.

 

Texto, fonte e fotos: Guia Crissiumal

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos