Notícia

Educação - 13/12/2010 - Projeto Cultivando o Futuro realizou formatura nesta segunda-feira


Solenidade ocorreu na Câmara de Vereadores de Crissiumal

Ocorreu nesta segunda-feira, 13, na Câmara Municipal de Vereadores de Crissiumal a formatura dos alunos que participaram do "Projeto Cultivando o Futuro". O curso foi oferecido gratuitamente pela SETREM em parcería com a Secretaria Municipal de Educação e proporcionado pelas escolas como atividade extra-curricular, com acompanhamento de professores até Três de Maio, onde ocorreu o curso. O mesmo teve duração de 40 horas, proporcionando conhecimentos teóricos e práticos sobre os seguintes assuntos:
  1. Gerenciamento agropecuário;
  2. Culturas regionais e uso de agrotóxico;
  3. Bovinocultura de leite;
  4. Agro-indústria  vegetais
  5. Agro-industrias lácteos
  6. Floricultura
  7. Fruticultura;
  8. Horticultura e Olericultura;
  9. Culturas regionais de verão e de inverno;
  10. Elaboração e execução de projeto.
O projeto Cultivando o futuro foi destinado para alunos filhos de agricultores. Conforme o professor da SETREM, Claudinei Schmidt, o mesmo teve por objetivo lembrar aos jovens da importância de seu papel na econômia da região e de permanecerem em suas propriedades, percebendo que o setor agrícola também precisa de formação e conhecimento.
Cabe também destacar as palavras do Sr Sérgio Drumm, Prefeito Municipal, quando destaca que hoje o meio rural traz o desafio e a necessidade de buscar o conhecimento nas mais diferentes áres do saber.
Conforme os  próprios alunos destacaram, este curso veio trazer "ferramentas" para que eles possam ajudar aos pais a desenvolver melhor a agricultura e a agro-industria em suas propriedades rurais:
Cleiton Marciel Klauck : Aprendi formas novas de trabalhar na propriedade, como cuidar das vacas para que possam produzir mais. Como preparar melhor a ração, tirar o leite na hora certa, melhorar as pastagens. Com o que aprendi no curso consegui aumentar a produção de leite  em 20 litros diários.
Eduardo Ritter : Foi importante o cuso. Aprendi como se faz a poda corretamente.Com isso observo que as frutas do nosso pomar estão carregando melhor em relação a outros anos.
Cristian Willian Renner: Faço conservas. Aprendi melhores técnicas e observo que hoje a qualidade melhorou muito.
Rogério Wietohlter:Foi uma boa iniciativa este curso. Aprendi coisas novas, como se cultiva frutas e legumes. Já coloquei em prática o que aprendi lá no curso. Fiz canteiro para cenoura (com a técnica que ensinaram). Produz mais e melhor!

Renata Paranhos. Ótima iniciativa de oferecer cursos gratuitos para filhos de agricultores. Assim  nos incentivam a permanecer no  meio rural e nos ensinam a fazer as coisas melhor e com mais qualidade.

Ainda segundo o secretario municipal de educação, Sr. Joel Faccin, o aprendizado obtido neste curso, serve para a vida toda.

Fonte: http://blogdabibliotecarotermund.blogspot.com/
Autor: Iara Oliveira
Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos