Notícia

Esportes - 17/02/2011 - Grêmio goleia Oriente Petrolero e larga na liderança do Grupo 2 da Libertadores


Douglas, duas vezes, e Gilson marcaram os gols da partida

 

No último encontro entre Grêmio e Oriente Petrolero no Olímpico, na Libertadores de 2002, deu Tricolor. Nesta quinta, no mesmo palco, e pela mesma competição, as duas equipes voltaram a se enfrentar e, novamente, a equipe da casa se deu melhor. Com uma vitória por 3 a 0, o time gremista alcançou a liderança do Grupo 2, na primeira rodada da fase de grupos.

 Os gols da partida foram marcados pelo meia Douglas, duas vezes, e pelo lateral-esquerdo Gilson. Douglas é o artilheiro do Grêmio na temporada, com quatro gols, e da Libertadores, com três.

O Grêmio entra em campo novamente pela Libertadores da América na próxima quinta-feira para enfrentar o Junior de Barranquilla, na Colômbia.

Grêmio encontra dificuldades

Com o propósito de ir para cima do adversário, o Grêmio encontrou muitas dificuldades no primeiro tempo de jogo e não conseguiu se dar bem nas jogadas ofensivas. Bem posicionado, o Oriente Petrolero preencheu os espaços do campo e apertou a marcação. Jogadores apostaram nas ligações diretas, que não tiveram sucesso.

Foto: Diego Vara

O adversário teve vários escanteios a seu favor, mas não conseguiu concluir a gol. A defesa do Grêmio se mostrou bem postada todas as vezes para tirar o perigo. Com a bola rolando, o Grêmio conseguiu escapar em alguns momentos, mas pecava no último passe.

A primeira chance real do Tricolor foi com Douglas, aos 12 minutos. Ele recebeu perto da área e chutou, mas Suárez defendeu no meio do gol. Aos 15, em uma bonita jogada fora da área, Douglas deu um toque para Carlos Alberto, que saiu da marcação, mas concluiu e o goleiro defendeu.

Em seguida, o Grêmio teve um gol anulado. A arbitragem marcou toque de mão de Borges em um lançamento que o atacante recebeu dentro da área. Ele finalizou, saiu comemorando com cambalhotas, e só depois viu que não valeu.

Foto: Tadeu Vilani

O Oriente foi ao ataque em resposta às investidas tricolores. Mauricio Saucedo lançou Arce, fora da área, e o atacante mandou a bomba de longe. Victor, com a ponta dos dedos, colocou por cima, para escanteio.

Pela direita, em bela jogada de Gabriel, que saiu da marcação e cruzou, Lúcio chutou de primeira, caindo no gramado, para fora. Outra chance muito boa que o Grêmio perdeu aconteceu aos 30 minutos. Rochemback saiu da defesa ao ataque com a bola dominada, lançou Borges, e o atacante passou de calcanhar para Douglas. Ele mandou muito perto do gol. Logo depois, Terrazas arriscou um chute de fora da área tentando surpreender Victor, mas errou a mira.

Ainda no primeiro tempo, o Oriente Petrolero teve que fazer sua primeira substituição. Schiapparelli saiu machucado para a entrada de Meleán. E os bolivianos voltaram a assustar. Em um contra-ataque de velocidade, Mauricio Saucedo, livre, chutou para o gol quando chegou perto da área. Mas Gilson se recuperou na corrida e conseguiu cortar.

Pênalti salvador

Quando parecia que o primeiro tempo terminaria em 0 a 0, um pênalti foi marcado para o Grêmio. A arbitragem marcou toque de mão de Caamaño. Douglas pegou a bola, colocou na marca e bateu. O chute não saiu com muita força, mas Suárez aceitou no cantinho, aos 43 minutos.

Foto: Jefferson Botega

Segundo tempo começa com gol

Mal começou o segundo tempo e o Grêmio marcou um gol. Bem diferente da etapa inicial, a equipe da casa foi para cima com eficiência. Aos três minutos, Gilson ampliou a vantagem tricolor. Borges recebeu na entrada da área, girou e concluiu. O goleiro defendeu, mas soltou. E aí o lateral gremista, atento, mandou para o gol.

E o Grêmio continuou pressionando. Em uma sequência de três escanteios, Gabriel cabeceou para fora, Rodolfo fez o mesmo, e no terceiro a defesa adversária conseguiu afastar. Na sequência, Lúcio cruzou e André Lima tentou concluir de cabeça, mas a zaga cortou.

Foto: Jefferson Botega

O técnico Ariel Cuffaro Russo fez sua segunda troca pouco antes dos 12 minutos. Terrazas saiu e entrou Aguirre.

O Grêmio, com 2 a 0, diminuiu um pouco o ritmo. Mesmo assim, o adversário não encontrou boas possibilidades para tentar diminuir a diferença no placar. O lance de mais perigo foi quando Douglas errou ainda no campo de defesa e os bolivianos arrancaram em velocidade. Um chute de fora da área, no entanto, não assustou Victor.

Pelo erro, o camisa 10 foi muito cobrado por Renato, e também pelo capitão Rochemback. Em seguida, Renato promoveu a estreia de Escudero no lugar de André Lima, que saiu muito aplaudido.

Douglas se redime e faz mais um

Não demorou muito para Douglas apagar o que havia acontecido há pouco tempo. Aos 24 minutos, em jogada pela esquerda, Lúcio colocou a bola na área e lá estava o meia para fazer o segundo dele no jogo e o terceiro do Grêmio.

Renato fez nova substituição depois do gol, com Adilson no lugar de Carlos Alberto.

Foto: Jefferson Botega

Tanto Grêmio como Oriente Petrolero tentaram mais algumas vezes, mas paravam na marcação do adversário ou erravam as finalizações. O final do segundo tempo foi equilibrado.

A última substituição do Grêmio foi com a entrada de Maylson no lugar de Lúcio.

Já sem seus poucos torcedores, e com as faixas retiradas das cadeiras, onde os visitantes ficaram para assistir ao jogo, o Oriente Petrolero teve uma última chance com Aguirre, que recebeu na entrada da área, mas mandou por cima do gol.

O Grêmio tocou bola, administrou, e ainda encontrou espaços para ir ao ataque. Em um bom lance no último minuto, Gilson chutou cruzado da esquerda e Suárez defendeu. Apito final com goleada gremista na estreia pela fase de grupos.



Quer saber tudo sobre o seu time? Então envie agora GREMIO para 46956 e assine. Você receberá notícias diárias e acompanhará os jogos em tempo real enquanto a bola estiver rolando, tudo isso diretamente pelo celular. O custo é de R$ 0,31 + imp/msg.

CLICESPORTES

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos