Notícia

Clima - 05/04/2011 - Granizo e vento atingem cidades do RS. Santo Augusto foi uma das mais castigadas


400 casas foram danificadas em Santo Augusto

As regiões norte e noroeste do Rio Grande do Sul foram atingidas por temporais na madrugada desta terça-feira, 5. A chuva forte concentrou-se no período de 2 a 6 horas e registrou-se queda de granizo em vários municípios da região. Cidades como Três de Maio, São Martinho, Chiapetta, Santo Augusto, Miraguaí e Campo Novo foram atingidas. Na área urbana, residências tiveram telhados avariados, e, principalmente, ocorreram prejuízos nas lavouras.

 

O município de Santo Augusto foi um dos locais mais castigados. O prefeito Alvorindo Polo destaca que pelo menos 400 residências foram danificadas. No interior, lavouras de soja também foram atingidas.

 

Em Augusto Pestana, Bom Princípio, Eugênio de Castro, Bozano e Rincão Comprido há registros de perdas em lavouras e o gelo permaneceu acumulado por horas. Em Ijuí, o granizo que caiu por volta das 3 horas da madrugada, não causou estragos.

 

Em Santo Ângelo, casas foram parcialmente danificadas pelas pedras de gelo que caíram sobre a cidade. As residências foram cobertas por lonas disponibilizadas pela corporação. O granizo atingiu todo o perímetro urbano. A região registrou rajadas de vento de 40 a 70 km/h.

Em São José dos Ausentes, rajadas de vento chegaram a 93 km/h

Devido à passagem de uma frente fria no Oceano, cidades localizadas entre o norte, a serra e o litoral norte do Estado foram atingidas por temporais na madrugada desta terça-feira. A chuva forte concentrou-se no período das 2h às 5h e houve queda de granizo em pelo menos dois municípios — Ijuí e Santo Ângelo.

 

Rajadas de vento forte também atingiram municípios destas regiões. Em São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, foi registrado vento de 93 km/h entre as 5h e as 6h. Na cidade de Bento Gonçalves, também na Serra, a rajada alcançou a velocidade de 65 km/h nesta madrugada.

 

Segundo a Somar Meteorologia, a instabilidade continua sobre a metade norte do Estado e o início da manhã será de chuva forte e alta incidência de raios.

 

Conforme o Corpo de Bombeiros de Santo Ângelo, três casas foram parcialmente danificadas pelas pedras de gelo que caíram sobre a cidade. As residências foram cobertas por lonas disponibilizadas pela corporação. O granizo atingiu todo o perímetro urbano.

 

Na cidade de Ijuí, os bombeiros registraram a queda de poucas pedras, e não houve danos a residências.

 

Em Soledade, rajadas de vento de até 70 km/h atingiram a cidade. No entanto, até as 6h, não havia relatos de prejuízos causados pelo temporal no município.

 

DIFUSORA | ZERO HORA - fotos: Rádio Querência

 

 

O município de Alegria, no noroeste do Estado, também teve prejuízos com a chuva de granizo na madrugada desta terça-feira. Cerca de 80 casas no centro da cidade ficaram destelhadas por causa do temporal. Não há registro de desabrigados, já que os prejuízos foram apenas danos nos telhados das residências.

A chuva de granizo, que começou por volta das 6h, durou menos de dez minutos. Nas lavouras de soja, o prejuízo foi de 5% a 10%. A maior parte da safra já foi colhida.

A madrugada foi de vento forte e granizo em várias cidades do interior gaúcho. Segundo a Somar Meteorologia, a instabilidade continua sobre a metade norte do Estado.

 

RBS TV SANTA ROSA

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos