Notícia

Variedades - 14/01/2011 - Crissiumalense que vive na Bélgica está visitando crissiumal


Elton Schitz reside há 15 anos em Bruxelas

Na tarde desta quinta-feira, 13/01, o www.guiacrissiumal.com.br recebeu uma visita muito ilustre e importante, nos visitou o crissiumalense Elton Afonso Schütz, que há 15 anos vive em Bruxelas, a capital da Bélgica. Elton é filho de Beno Schütz, morador da Rua Cruz Alta em Crissiumal. Num bate papo bastante agradável Elton nos falou da Bélgica, do seu povo e de seus costumes.

 

Elton viveu em Crissiumal até os 25 anos, era agricultor, residia com seus pais na localidade de Linha Navegantes, na costa do Rio Uruguai. Estudou as séries iniciais na escola da Linha Navegantes, cursou o Ginásio na Esquina Gaúcha e fez o técnico (atual ensino médio) na Escola Ponche Verde, da cidade. Fala com saudade da época em que vivia em Crissiumal, citando muitos amigos, os jogos de futebol do Navegantes e do trabalho na roça.

 

Depois de sair de Crissiumal viveu em Porto Velho, na Rondônia, até começar a aventura no velho continente.

 

Saiu do Brasil apenas com 2 malas com roupas e dinheiro para ir e voltar (no caso de não se adaptar). Chegou a Bruxelas em 1996, quando haviam pouco mais de 1.000 brasileiros na capital belga (hoje acredita que sejam mais de 50.000). Não foi fácil, mas a adaptação aconteceu, a cidade encheu de brasileiros, o retorno financeiro foi correspondido e atualmente já está totalmente acostumado com o país.

 

Aos 49 anos, Elton trabalha no ramo de construção civíl. É responsável pelo trabalho de reboco de gesso, e de colocação de teto e repartições de gesso em moradias, gosta do que faz, mas sem esquecer do Brasil, com quem mantém contato todos os dias, via voip com os pais e irmãos que residem no Brasil e acessando o www.guiacrissiumal.com.br para ver as notícias da terra que deixou para trás.

 

Casado com Rosi (mineira de Uberlândia) e pai de Lucas (5 anos), Elton fala da Bélgica como um país que abriga todos os tipos de povo do mundo. Lá vivem além dos brasileiros, árabes, marroquinos, portugueses, russos, etc. Lá se fala oficialmente o alemão, o francês e o holandês. É um país de 11.700.000 habitantes e de pequeno território. Faz divisa com Alemanha, França e Holanda. É membro fundador da União Eurpéia e hospeda sua sede, bem como as de outras grandes organizações internacionais, incluindo a OTAN. Segundo Elton os belgas e demais povos que vivem em Bruxelas veêm o Brasil hoje de uma forma diferente do que no passado, quando logo se associava a nossa nação a carnaval e futebol. "Hoje se vê o Brasil como um país mais organizado e com condições de ser uma potência em diversas áreas, como as montadoras de carros, tecnologia, e outros". Os brasileiros que vivem em Bruxelas tem suas próprias comunidades, suas igrejas, bares com ambiente brasileiro e tudo mais. Segundo Elton é um lugar muito bom de se viver.

Foto: Arquivo Pessoal

Elton saiu de Bruxelas no dia 24 de dezembro, abaixo de muita neve e frio, e deverá retornar na próxima semana. Para vir ao Brasil saiu de Bruxelas de Trem Bala até Paris de onde pegou um vôo a São Paulo. O retorno será por Madrid na Espanha.

 

Ao amigo desejamos um excelente retorno e que continue acompanhando nosso trabalho e as informações de Crissiumal.

 

 

 

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos