Notícia

Esportes - 13/02/2011 - Brasil goleia, garante vaga olímpica e é campeão


Festa brasileira em Arequipa: a seleção é campeã sul-americana sub-20 e está nas Olimpíadas

   

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Brasil dependia de uma vitória simples contra o Uruguai para garantir o título do Sul-Americano Sub-20, e de um empate para assegurar o passaporte para os Jogos Olímpicos de Londres. Mas a seleção foi além, e goleou a Celeste por 6 a 0, na rodada final do torneio continental. O placar, além de garantir a vaga olímpica, deu à seleção de Ney Franco o título da competição.

O primeiro tempo foi bastante truncado, em virtude das más condições do gramado do estádio de Arequipa. O Uruguai pouco chegava, preocupando-se mais em evitar os avanços brasileiros. E a tática da Celeste vinha dando certo até os 40 minutos do primeiro tempo, quando Lucas, após receber de Alex Sandro na entrada da área, girou e mandou para as redes.

No minuto seguinte, o meia do São Paulo fez um golaço. Arrancou pela meia-direita, levou com ele dois adversários, invadiu a área e chutou forte, sem chances de defesa para Ichazo. O segundo gol brasileiro deixou a seleção uruguaia tensa. Aos 43 minutos, Luna, um dos destaques do Sul-Americano, fez falta violenta em Juan e acabou expulso.

A segunda etapa foi totalmente brasileira, mas as coisas poderiam ser diferentes, já que no primeiro minuto, Saimon fez pênalti em Cepellini e também levou cartão vermelho. Na cobrança, porém, Vecino foi de herói a vilão. Autor do gol que garantiu o Uruguai nos Jogos Olímpicos de 2012, o meia mandou a bola por cima do gol de Gabriel.

Pouco depois, o Brasil praticamente confirmou a fatura, em mais um golaço, dessa vez de Danilo. Aos 5 minutos, o lateral avançou pela ponta direita, ignorou a marcação de Cabrera e no canto direito do goleiro Ichazo, que nada pode fazer. Aos 12, Neymar marcou seu primeiro na noite, recebendo de Lucas, após mais uma boa jogada do meio-campista.

Aos 16, mais um do atacante santista. William José chutou forte, de fora da área. O goleiro Ichazo rebateu nos pés de Neymar, que só teve o trabalho de mandar para as redes. Foi o nono gol do jogador no Sul-Americano Sub-20, que se tornou o brasileiro com mais gols marcados em uma única edição do torneio continental.

Tranquilo na partida, o Brasil fez o sexto aos 36 minutos, mais uma vez com Lucas. Depois de receber passe de Galhardo, o são-paulino passou por um marcador e fechou o placar, confirmando o 11º título sul-americano sub-20 brasileiro e o terceiro consecutivo — a seleção já conquistara o torneio em 2007, com Alexandre Pato e Lucas, e em 2009, com Sandro, Giuliano e Douglas Costa.

 

Fonte: Trivela
Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos