Notícia

Texto de Opinião - 30/01/2018 - Educar ou ensinar, qual é o real papel da escola


Por Bernadete Boelhouwer Simionato, professora da Rede Municipal de Ensino

EDUCAR, segundo o dicionário: estimular, desenvolver e orientar as aptidões do indivíduo, de acordo com as ideias de uma sociedade determinada, transmitir valores éticos e morais em busca de que sejamos pessoas melhores e mais conscientes.

ENSINAR, seu significado: dar, ministrar conhecimento a alguém.

Ensinar e educar, duas palavras tão parecidas, com significados semelhantes e ao mesmo tempo muito diferentes, e é essa aproximação e distância de conceitos que acaba confundindo a cabeça das pessoas, e dando a elas uma visão muito diferente do que seria o real papel da escola.

Atualmente a sociedade, de modo geral, usa o termo “educar” para classificar aquilo que seria de inteira responsabilidade da escola fazer, quando na verdade não seria essa a sua função.

Como vimos anteriormente o termo “educar” tem a ver com domesticar alguém, seja ele animal ou pessoa, repassar os bons conceitos de respeitar o mais velhos, pedir de forma educada, sempre agradecer, entre outros, e são esses conceitos que deveriam estar sendo transmitidos pelas famílias às crianças antes mesmo delas ingressarem à escola.

Antigamente o que víamos era totalmente diferente, crianças já eram educadas antes de entrarem para a escola e cabia aos professores apenas o ato de ensinar (transmitir seus conhecimentos), e era muito mais fácil, alunos tinham muito mais aprendizado daquilo que lhes é fundamental para sua vida escolar.

Outra questão muito importante é também a falta de interesse dos alunos para com as aulas, vêm para a escola sem motivação, sem se importarem com os temas não feitos, as notas baixas nas avaliações e se vão ou não reprovar de ano. Essa má vontade dos alunos em não estudar, acaba influenciando na forma de ensinar dos professores que muitas vezes desestimulados por parte dos governos acabam por não conseguir repassar todo o seu conhecimento intelectual que adquiriram com anos de estudo, e que, muitas vezes não são reconhecidos.

Respeitar e valorizar os professores, reconhecer qual é o real papel da escola quanto à educação, demonstrar interesse em estudar e ser alguém na vida são fatores que contribuem muito para o melhor andamento e bom funcionamento das aulas, e que com certeza deixariam as crianças, jovens e adolescentes, menos obesos de informações e anoréxicos de conhecimento, e os transformariam em grandes cientistas, inventores formadores de opiniões e principalmente, construtores de um mundo melhor.

Por: Bernadete Boelhouwer Simionato, professora da Rede Municipal de Ensino, Graduada em Pedagogia e Pós Graduada em Supervisão e Orientação Escolar

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos