Notícia

Saúde - 28/03/2020 - Governo proíbe temporariamente entrada de estrangeiros no Brasil


Medida vale para quem chegar ao país por aeroportos, a partir de segunda-feira

O governo federal editou hoje uma portaria para proibir temporariamente a entrada de estrangeiros de todas as nacionalidades que chegarem ao Brasil pelos aeroportos, a partir de segunda-feira. A medida vai ficar em vigor por 30 dias.

O fechamento da fronteira aérea segue recomendações técnicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em função da pandemia do novo coronavírus (covid-19). Para o transporte de cargas, não há nenhuma restrição.

A regra não vale para brasileiros que retornem ao país, imigrantes que morem no Brasil, parentes diretos de brasileiros e estrangeiros que sejam membros de órgão internacional. A norma também libera a entrada de quem estiver em trânsito para outros países, desde que o passageiro fique somente na sala de trânsito dos aeroportos, além de tripulantes de empresas aéreas que sejam de outras nacionalidades.

A nova portaria é assinada pelos ministros da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, da Casa Civil, Braga Neto, da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, e da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

Até então, o país só havia proibido a entrada de estrangeiros provenientes dos países da União Europeia, China, Islândia, Noruega, Suíça, Reino Unido, Austrália, Japão, Malásia e Coreia do Sul.

 

FONTE: Rádio Guaíba, com agências

Postado: Leila Ruver
Vídeos