Notícia

Leite - 27/05/2018 - Produtores de Leite de Crissiumal e região seguem doando e descartando leite


Produtor Mário Bach, de Vista Nova, teve que descartar 6000 litros no final de semana

A reclamação dos produtores de leite da região nas redes sociais ganha mais repercussão a cada dia que passa. Muitas empresas não coletam a produção de leite na região desde a última terça-feira, em virtude da greve dos caminhoneiros.

A maioria dos afetados entende a situação extrema vivida pelo País e acha que a mobilização é válida, justa e necessária, inclusive que os caminhoneiros estão defendendo todas as classes, porém lamenta os prejuízos, que são incalculáveis.

No final de semana recebemos inúmeros relatos de agricultores que doaram parte de sua produção, a parentes, amigos, vizinhos e até mesmo para entidades e pessoas necessitadas.

Produtores das localidades de divisa com Três Passos, para não descartar o leite de suas propriedades, acabaram aceitando a proposta de uma queijaria que pagou cerca de metade do valor de mercado do litro, segundo informações obtidas pelo Guia Crissiumal.

Uma postagem que chamou à atenção de muita gente no facebook foi do agricultor Andre Bach, da localidade de Vista Nova, filho de Mario Bach, um dos maiores produtores de leite da região. No vídeo André mostra o descarte de 6000 litros de leite, que foram esparramados por um espalhador de esterco na lavoura, onde servirão de adubo. André relatou ao Guia Crissiumal que atualmente sua família produz 2000 litros de leite diários, sendo que na noite deste domingo todos os reservatórios estavam lotados, sendo que não havia expectativa de coleta por parte da empresa responsável.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Crissiumal Marcos Zimmermann relatou ao Guia Crissiumal que atualmente o município produz mais de 200 mil litros de leite por dia. Como poucas empresas (ou nenhuma) estão coletando a produção, é este o volume diário que tem sido descartado, doado, ou ainda, vendido por valores menores.

Assista abaixo o descarte de leite na propriedade de Mario Bach, em Vista Nova:

Foto / Vídeo: André Bach

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos