Notícia

Educação - 26/12/2016 - Inauguração da Escola Municipal Professora Dirce Margarete Grösz será nesta quarta-feira em Nova Candelária


Solenidade acontece pela manhã

Está marcada para esta quarta feira (28), às 10h30min, a cerimônia de inauguração da Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª Dirce Margarete Grösz, localizada no centro da cidade de Nova Candelária. A nova unidade escolar com 853,20m² de construção irá atender alunos do ensino fundamental em seis salas, com amplo espaço administrativo, de serviço e lazer. A escola irá contar ainda com sala de leitura, laboratório de informática, área de recreação coberta e pista de atletismo.

 

O compromisso firmado entre Governo Federal e o município de Nova Candelária é resultado de anos de luta pela ampliação do serviço municipal de educação que visa atender o aumento da demanda das séries iniciais do ensino fundamental na área urbana. Segundo o Secretário de educação, Cloves Kuhn, em 2013, com a atualização do PAR (programa de ações articuladas) foi reafirmada a solicitação, pela administração, de uma escola de ensino fundamental. Um dos objetivos da construção da escola é aumentar o número de matrículas na rede municipal para diminuir a perda de recursos do FUNDEB.

 

O nome da escola foi escolhido como forma de homenagear uma servidora pública municipal na área da educação, que faleceu em um acidente de ônibus no ano de 2008. Dirce Grösz iniciou sua carreira como professora e diretora de ensino fundamental em escolas públicas estaduais da região. Entre 1993 e 1996, foi secretária municipal de Educação e Cultura de Boa Vista do Buricá e, no período de 2001 a 2002, secretária-adjunta municipal de Educação em Porto Alegre. Comprometida com a representação das mulheres nos espaços de poder e decisão, no ano de 2008, Dirce atuava como Gerente de Projetos na área de educação e gênero da Secretaria Especial de Políticas para as mulheres da Presidência da República (SPM/PR). A professora passou sua infância na comunidade de Linha Araçá, interior de Nova Candelária, onde seus familiares residem até hoje.

 

 

Assessoria de Imprensa – P. M. Nova Candelária

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos