Notícia

Texto de Opinião - 23/12/2016 - O Nascimento-Por Padre Renato José Rohr


Leia na íntegra

Dom de Deus, presente de Deus, vida nova. O esperado nasce. Ele com seu nascimento liga céus e terra. O divino no meio do humano, se fez humano, mas, não se fez mundano. Veio para elevar o humano ao divino, tirando-o da perdição para a salvação. Este é o nascimento mais valioso e único.

 

Uma das grandes lições do Natal é que não importa se alguém nasce num berço de ouro ou numa manjedoura de palha. Importa o coração que aí está. É o divino coração que veio para atingir cada coração humano e a cada um de nós divinizar. Há pessoas que reclamam do berço em que nasceram. Jesus nem sequer mencionou seu humilde berço, o que importa não é o berço, mas quem nós somos e quem é Ele para toda a humanidade. Jesus não teria merecido um berço melhor, mais digno ou mais humano? Foram as pessoas que não o acolheram melhor. Hoje perguntamos; será que Jesus não mereceria estar mais presente em certos corações? Certamente Ele quer e mereceria estar presente em todos os corações.

 

O nascimento de uma criança é vida nova na família e para a família. É começo de novas atitudes para cada um. O nascimento de Jesus é começo de vida nova para toda humanidade. Pois, querendo ou não, aceitando-o ou não o acolhendo ou não, Jesus nasceu para a salvação de toda a humanidade. Um presente não é exigido, mas, é dado gratuitamente. Tanto a vida como a salvação são dons e presentes de Deus. Se o presépio sem a figura da imagem do menino é vazio quanto mais é triste a vida da pessoa sem Deus. Corações que não acolhem a Jesus são secos e duros e não se abrem para a ação de Deus. O nascimento de Jesus é realmente o grande presente do Pai que ama seus filhos e quer tê-los de volta. Não importa onde, quando ou que circunstância nascemos.  Vivendo a nossa vida, com a consciência de que somos pertença de Deus, vive-la com gratidão para Deus é sinal de acolhida da mesma.

 

Amigo e amiga! Como está sendo o Natal de Jesus na tua vida? Na tua família? Há espaço para Jesus? Vivemos a vida como pertença a Deus. Temos um coração acolhedor ou somos de sentimentos duros e secos de quem não deixa o amor divino entrar? Nunca nos esqueçamos de que Deus nos criou à sua imagem e semelhança e mesmo que pela natureza humana herdamos o pecado, porém, em Cristo e por Cristo somos agora herdeiros da salvação, verdadeiramente somos filhos de Deus. Celebrar o Natal é viver nesta intimidade e união com Deus. Jamais podemos esquecer que Deus se faz presente na vida dos nossos familiares onde nós o devemos acolher e se não acolhermos nosso irmão a quem vemos e que está ao nosso lado como então poderíamos acolher Deus a quem não vemos? Naquela vez Jesus foi acolhido por Maria e José, pelos pastores que foram ao seu encontro, hoje Ele quer ser encontrado e acolhido por cada um de nós. Naquela vez o Natal dependeu do sim de Maria, hoje depende de cada um de nós. Diga sim.

 

Ariquemes, 21/12/16 Pe. Renato José Rohr scj 

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos