Notícia

Educação - 23/11/2011 - Ação solidária da Escola Ponche Verde junto ao HCC ganha repercussão da mídia em nível estadual


Jornal Correio do Povo desta quarta-feira traz no caderno cidades ampla matéria sobre o assunto

O projeto coordenado por alunos da Escola Ponche Verde de Crissiumal para revitalizar a brinquedoteca do Hospital de Caridade de Crissiumal, e que já teve ampla cobertura do site Guia Crissiumal no mês passado (Clique aqui para ver matéria anterior), teve nesta quarta-feira (23), destaque na mídia estadual.
 
Uma matéria bastante ampla sobre o assunto aparece no caderno cidades, do jornal Correio do Povo, de Porto Alegre, o jornal com maior circulação em todo o Sul do País.


A atividade, que começou em julho, será permanente e se chama "SOLidariedade". O espaço físico para uma brinquedoteca na casa de saúde já existe, porém não há investimento em materiais nem em recursos humanos, devido aos poucos recursos financeiros. Enquanto isso, professores e alunos executam, de forma ainda improvisada, o principal objetivo do projeto: proporcionar ao público infantil do hospital momentos de descontração por meio de atividades lúdicas. A ação visa fazer com que a criança possa continuar interagindo com seu meio e, consequentemente, sentindo de forma mais amena as mudanças ocasionadas pela internação.
 
s brinquedistas são estudantes da 5 série ao ensino técnico, de 11 a 17 anos, e professores, que atendem os pequenos em horário inverso ao escolar. Os itens necessários, arrecadados por meio de doações, são levados para a instituição. "Conseguimos materiais escolares como lápis de cor, massa de modelar, folhas de ofício, cartolinas e fantoches e brinquedos. Mas a meta é ainda estruturar uma brinquedoteca na entidade", diz o diretor do educandário, Levanir Siomionato. Ele explica que o nome do projeto destaca a palavra sol dentro do vocábulo solidariedade. "O sol erradia vida e luminosidade, e nada mais bonito do que você levar solidariedade às pessoas."
 
A ideia chegou até a escola por meio da professora Nadir Teresinha Hartmann, que trabalha como voluntária na ala de dependência química da casa de saúde. "Ela nos colocou a carência que o hospital tem de trabalho voluntário nas mais diversas áreas, o que nos chamou a atenção para fazer essa atividade, até porque precisamos proporcionar aos nossos alunos momentos em que se desenvolva a parte humana e solidária", diz o diretor. Ele ressalta que os estudantes devem saber que a sociedade necessita de sua ação voluntária. O projeto será desenvolvido até o fim do ano letivo e será reiniciado com a volta às aulas, devido ao calendário escolar. A brinquedoteca atende crianças de até 11 anos hospitalizadas, de segunda a sexta-feira. Em um mês, a atividade ocorre das 9h30min às 10h30min e, no seguinte, das 14h30min às 15h30min.
 


Fonte: Guia Crissiumal / Correio do Povo
Foto: Arquivo Guia Crissiumal / Correio do Povo reprodução / Micheli Armanje 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos