Notícia

Agricultura - 23/03/2017 - Safra de soja começa a se intensificar na região


Rendimento tem sido bom

Agricultores de Crissiumal, Humaitá e outros municípios da região tem intensificado a colheita das lavouras de soja nos últimos dias. Desde o início de semana áreas tem sido colhidas na região.

 

O Guia Crissiumal conversou na noite desta quinta-feira com o Técnico Agrícola Daniel Gregorius da Cotrimaio de Humaitá, e que também já trabalhou em Crissiumal.

 

Daniel acompanhou nesta quinta-feira os trabalhos de colheita nas propriedades de Dirceu Diesel e de José Francisco Eckert, as quais ilustram as fotos da matéria.

 

Segundo Gregorius o rendimento de grãos tem sido em médias de 65 sacas pro hectare, podendo em algumas lavouras alcançar mais de 70 sacas por hectare em média. Em Sede Nova uma lavoura teve o incrível rendimento de 82,6 sacas por hectare.

 

O Técnico Agrícola relatou ainda que o maior rendimento tem sido em lavouras de terra vermelha, terras com fertilidade alta. “e como o clima favoreceu, não tivemos problemas com doença”, destacou Gregorius.

 

O ápice da safra deverá ocorrer entre o final de março e início de abril, sendo que até o dia 10 de abril mais de 80% da safra deverá estar concluído.

 

Segundo a EMATER, dadas as condições meteorológicas ocorridas recentemente, as lavouras evoluíram de forma rápida para o estádio fisiológico de maturação no último período, chegando a 42% do total e proporcionando o avanço da colheita, que alcança no momento 22% da área projetada. Segundo relatos de técnicos da região administrativa de Emater/RS-Ascar de Ijuí, não há informações de lavouras com produtividade abaixo de 60 sacas por hectare (3.600 quilos/ha) sendo que algumas atingem facilmente 80 sacas (4.800 quilos/ha). 

Fotos: Daniel Gregorius, especial para o Guia Crissiumal

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos