Notícia

Agricultura - 23/01/2013 - Agricultores de Crissiumal que adquiriram terras através do Programa Minha Primeira Terra estiveram reunidos com o MDA para solução de problemas


Encontro, organizado pelo STR aconteceu na Câmara de Vereadores

 

As associações de agricultores de Crissiumal que adquiriram terras pelo “Programa Minha Primeira Terra” estiveram reunidas na tarde desta quarta-feira, dia 23 de janeiro, com representantes do MDA em encontro intermediado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Crissiumal.

 

Representaram o MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) na reunião Magali Machado Cheiram (Advogada da UTEIRS) e Giselda Panassolo (Engenheira Agrônoma da UTEIRS). Representando o STR estiveram Marcos Zimmermann (Vice-Presidente) e Eduarda Schroter (Funcionária).

 

Cerca de 20 agricultores representantes das associações receberam instruções do MDA de como proceder em relação ao programa, que teve algumas alterações em virtude da baixa na taxa de juros e das inadimplências.

 

Existem 45 associações no estado, sendo que 10 destas são em Crissiumal. Cinco associações crissiumalenses estão em dia e outras cinco estão com dificuldades de pagamento. Segundo informações das representantes do MDA 5% do valor da última parcela deverá ser quitado para que o restante da dívida possa ser reparcelado para que não ocorra a Execução, onde o agricultor corre até mesmo o risco de perder a terra.

 

O MDA lembra que os agricultores que adquiriram terras através do CAF que estão em situação de inadimplência também deverão procurar o STR ou a Agência Bancária para negociar os valores atrasados regularizando a situação para que não aconteça o mesmo problema em relação ao “Primeira Terra”.

 

 

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos