Notícia

Curiosidades - 19/11/2015 - Ovo de codorna estranho chamou a atenção em propriedade rural de Crissiumal


Fato ocorreu em Linha São Roque

Um ovo de codorna “estranho” chamou a atenção em uma propriedade rural de Crissiumal na tarde desta quinta-feira, dia 19 de novembro de 2015.

 

O fato foi registrado por Maico Ulsenheimer, residente na localidade de Linha São Roque.

 

Ele cria codornas a vários anos, e hoje, durante a coleta dos ovos das mesmas, durante a tarde, se deparou com o ovo da foto acima, que apresentava diversas alterações em relação aos demais ovos.

 

As fotos foram encaminhadas ao Guia Crissiumal por facebook.

 

Segundo pesquisa realizada em sites especializados, descobrimos que a má formação de ovos de codorna pode ser devido a dois fatores: o psicológico e o nutricional. Podem ser fatores psicológicos porque as codornas são animais bem sensíveis. Qualquer barulho ou ruído estranho pode dar um susto nas codornas e elas podem botar o ovo antes do tempo. A formação do ovo demora cerca de 20 horas até que a codorna bote. O ovo mole não leva todo esse tempo. “Essa fase é geralmente a da 17ª hora, ou seja, três horas antes da formação do ovo. Na fase final, ocorre a calcificação, quando a casca endurece. “Existem os fatores nutricionais. A ração de boa qualidade deve ter em torno de 0,7% de cálcio. Também deve ser dada uma quantidade suficiente, para que elas possam se alimentar bem. Se o ambiente calmo e a ração adequada não resolverem, a causa do problema pode ser uma infecção.

 

Foto: Maico Ulsenheimer

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos