Notícia

Geral - 19/05/2019 - Trabalho de recuperação da ERS 305 supera quatro quilômetros e atividades prosseguirão nesta segunda-feira


Domingo foi de muito trabalho

Com uma vaquinha feita por moradores de Crissiumal a recuperação da ERS 305, do trajeto entre a cidade e a localidade de Esquina Uruguai prosseguiu neste domingo (19).

Se no sábado o trabalho superou 1,5 quilômetro de estrada recuperada, com o trabalho deste domingo, do dia inteiro, a quilometragem de estrada recuperada já ultrapassa os 4 quilômetros.

Marilton Dutra, um dos líderes e colaboradores do trabalho explicou ao Guia Crissiumal que o dinheiro arrecadado com doadores deu para contratar 30 horas do trabalho de motoniveladora, e destas, 18 já foram trabalhadas, sobrando ainda 12 para serem trabalhadas a partir desta segunda-feira.

Além disso, entre os próprios organizadores do movimento, são emprestados ao trabalho um caminhão e dois carregadores, que prestam auxílio para colocar o material na estrada.

Trabalho parecido foi realizado em novembro de 2017. No ano passado a estrada foi encascalhada, mas a má qualidade do trabalho acabou fazendo com que em poucos dias ela se deteriorasse por completo novamente.

Mais de 20 crissiumalenses doaram valores para a aquisição de óleo diesel. Diversas pessoas aprovaram a qualidade do trabalho executado pelo grupo. 

A Prefeitura de Crissiumal trabalha a algum tempo tentando a liberação por parte do DAER para trabalhar no trecho entre Crissiumal e Três Passos, Crissiumal e Horizontina, porém o trabalho está imperado em detalhes burocráticos.

A região aguarda a mais de 40 anos o asfaltamento da estrada. A situação dela entre Crissiumal e Três Passos é ainda pior do que o trecho que está sendo recuperado pelos próprios usuários.

Proibida a reprodução total ou parcial desta matéria 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos