Notícia

Saúde - 17/09/2018 - RS atinge meta da campanha de vacinação contra a poliomelite e o sarampo


Mais de 95% das crianças gaúchas foram vacinadas

O Rio Grande do Sul atingiu a meta de 95% das crianças vacinadas contra a poliomelite e o sarampo. A campanha de vacinação era destinada às crianças maiores de um ano a menores de cinco e aconteceu de 6 de agosto a 14 de setembro deste ano.

Segundo nota do governo do Rio Grande do Sul, o estado registrou 95,53% de cobertura vacinal da pólio e 95,59% do sarampo. De acordo com a Secretaria de Saúde, a maior preocupação é Porto Alegre, já que apresenta um dos menores índices do estado, e registra 22 casos confirmados de sarampo. Na capital, os índices atuais estão em 77% para poliomelite e 76% para sarampo, bem abaixo do ideal.

Segundo dados parciais da campanha, ao todo, 387 municípios gaúchos alcançaram percentual igual ou superior à meta, 42 municípios estão com cobertura entre 90% e 95% e 68 estão abaixo de 90%. Das 19 Coordenadorias Regionais da Saúde (CRSs), apenas três ainda não atingiram a meta: a 1ª e a 2ª, que abrangem Porto Alegre e Grande Porto Alegre, e a 3ª, de Pelotas.

A recomendação do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde, para as cidades que ainda não atingiram a meta, é de que sigam com a campanha, aplicando as vacinas como uma dose extra ao calendário vacinal de rotina. As vacinas estão disponíveis durante o ano inteiro para todas as faixas etárias.

 

Fonte / Foto: G1

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos