Notícia

Cultura - 16/09/2016 - Reacendimento da Chama Crioula emocionou a família Johann e tradicionalistas de Crissiumal


Homenagem aconteceu no Cemitério de Crissiumal

O Reacendimento da Chama Crioula em homenagem ao falecido tradicionalista Arno Auro Johann marcou a sexta-feira das Comemorações Farroupilhas de 2016 em Crissiumal. O cerimonial aconteceu no Cemitério da cidade, no início da noite deste dia 16 de setembro.

 

Uma centelha da Chama Crioula foi levada pelos “cavalarianos” do CTG Estância da Saudade, em cavalgada, até o Cemitério Municipal, onde foi acesa no túmulo do homenageado.

 

Com orações, músicas, declamação de poesia e muita emoção, os tradicionalistas estiveram no túmulo do ex-patrão do CTG Estância da Saudade. Familiares do homenageado compareceram em grande número.

 

O cerimonial foi comandado pelo radialista e representante do CTG Estância da Saudade Gilberto Langner. As filhas do homenageado Sheila e Rejane falaram em nome da família.

 

O Reacendimento da Chama Crioula no cemitério é tradição em diversas regiões do RS, sendo realizado há mais de 20 anos em Crissiumal.

 

Sobre o homenageado: Arno Auro nasceu no dia 22 de outubro de 1938 na cidade de Arroio do Meio RS, filho primogênito de Waldemar e Thereza Johann, começou a estudar aos sete anos de idade numa escola do interior de Arroio do Meio. Em 1945 seu pai vendeu a propriedade e passaram a residir em Candelária, hoje Nova Candelária, e passados alguns meses fixaram residência em Crissiumal, onde foi aluno da escola Madre Paulina até que terminasse o primário (4ª série). Aos 11 anos já estava trabalhando numa oficina mecânica, iniciando assim sua profissão. Serviu ao Exército Brasileiro no período de 22 de janeiro a 22 de novembro de 1958, na cidade de Santo Ângelo RS. Primeiramente foi soldado e como tinha profissão de mecânico, após cinco meses foi promovido a cabo mecânico. Retornando a Crissiumal continuou trabalhando como mecânico na empresa Vergílio Nicolleti e Cia Ltda. De 1960 a 1973 foi sócio da empresa Johann e filhos Ltda, trabalhou como responsável pela entrega das mercadorias aos clientes (Sabão Crissiumal e Café Jofila) e quando estava em casa ajudava na fabricação. Casou com Maria Holanda Johann no dia 28 de fevereiro de 1962 e desta união nasceram cinco filhos: Rejane, Jussara, Jaime, Carla e Scheila. Estes filhos lhes deram oito netos: Thaís, Anelise, Daniel, Vitória, Fernando, Chaiane, João e Matheus. Em 1974 iniciou sua própria oficina mecânica, vendendo a casa em que residiam para comprar o terreno para construção da mesma. Oficina esta em que trabalhou com seriedade até os seus últimos dias de vida, pois gostava muito de sua profissão. Como tradicionalista, foi sócio do CTG Estância da Saudade, onde passava as tardes de domingo jogando cartas, considerava o CTG sua segunda casa, local onde fez muitas amizades e dedicou boa parte de sua vida. Foi eleito Patrão no dia 10 de março de 2004 e tomou posse no dia 20 de abril do mesmo ano. Arno Auro faleceu no dia 15 de janeiro de 2012, em sua residência, vítima de infarto agudo do miocárdio, nos deixando um legado de honestidade, fé, trabalho e determinação.

 

Neste sábado a Hora Cívica será a cargo da Invernada Artística do CTG. E durante a noite será realizada a Noite Cultural com a apresentação da Invernada da Escola La Salle de Vila Bender e das Invernadas do CTG Estância da Saudade e música ao vivo. No domingo serão duas atrações pela manhã, a Hora Cívica a cargo da Patronagem do CTG Estância da Saudade e a Missa Crioula. Na segunda-feira a Hora Cívica será a cargo das escolas Ponche Verde e Riachuelo. Durante a noite acontece o Jantar das Massas, seguido de Show com Garotos de Ouro e Fandango. Ingressos individuais: R$ 30,00 com mesa e janta ou R$ 20,00 sem janta. Na terça-feira a Hora Cívica será a cargo da Patronagem e durante a tarde acontece o Encerramento da Semana Farroupilha com Cavalgada e Desfile dos Departamentos do CTG Estância da Saudade nas principais ruas da cidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

Para ver mais fotos clique aqui.

 

 

Fonte / Fotos: Guia Crissiumal

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos