Notícia

Texto de Opinião - 16/07/2019 - Proteger o meio ambiente é garantir a saúde da família


Por Professora Rosane Aurelio Both

Todos os anos trabalhamos nas escolas as datas comemorativas mais importantes do ano e neste mês de junho, uma data muito importante, a “Semana do Meio Ambiente”. Lugar em que vivemos, do qual a nossa sobrevivência e das futuras gerações dependem diretamente.

Diante da problemática que observamos em relação ao descaso com o destino e a separação correta dos nossos lixos secos e orgânicos, faz-se necessário conscientizar as crianças, que serão logo os adultos do amanhã, para “trocar de pensamento”, cuidar do meio em que vivem para ter uma vida mais saudável.

São tantos problemas de saúde relacionados com o descaso com os lixos, como a proliferação de insetos que transmitem a Dengue, Zica vírus e Chykungunia, a multiplicação descontrolada de ratos transmissores da leptospirose, o ar e água  contaminados com resíduos químicos e outros. Se quiséssemos poderíamos continuar a elencar uma série de agressões que praticamos ao meio em que vivemos.

Mediante estas constatações precisamos conscientizar as novas gerações, elas serão os adultos do amanhã e será delas o desafio de mudar essa realidade, de melhorar a qualidade do ambiente para ter uma melhor qualidade de vida e mais saúde.

O nosso lixo seco, separado corretamente, vai economizar matéria-prima e energia. Muito do que descartamos poderá ser reaproveitado e se tornará um produto novo.

Com o lixo orgânico da nossa casa podemos fazer uma das formas simples de compostagem e produzir um adubo rico em nutrientes para a nossa horta ou jardim.

A partir destas e outras reflexões em sala de aula, os alunos de sexto a nono anos da Escola Municipal Riachuelo de Vila Planalto realizaram várias atividades neste mês do meio ambiente, entre elas, a produção de um panfleto informativo que foi distribuído na comunidade escolar com algumas informações a respeito do cuidado com o lixo, bem como orientações sobre a possibilidade de construção de uma composteira para aproveitar os restos orgânicos.

Encerradas as atividades, agradeço aqui a todos os alunos pelo empenho e dedicação na realização das tarefas e fica o pedido para que “troquem de pensamento “, ajudem a sociedade a adotar novas práticas, a ter atitude de cidadão consciente para termos uma melhor qualidade de vida e mais saúde para todas as nossas famílias.

Por Professora Rosane Aurelio Both

Postado: Leila Ruver
Vídeos