Notícia

Cultura - 16/07/2017 - GEMP iniciou viagem à Europa


É a 10ª turnê internacional do GEMP

O GEMP, tradicional escola e companhia de danças de Crissiumal, que representa o Município e o Brasil em festivais de folclore por todo o Planeta, iniciou na madrugada deste domingo, 16, a viagem para a sua 10ª Turnê Internacional.

Desta vez, o destino da companhia será mais uma vez a Europa, com a viagem acontecendo a Croácia, Eslovênia, Áustria, Alemanha e Bélgica. Áustria, Croácia e Eslovênia receberão pela primeira vez os artistas crissiumalenses, que já estiveram na Alemanha e na Bélgica em outras oportunidades. A delegação mais uma vez deverá ser formada por bailarinos, músicos e diretores. 

A viagem iniciou na madrugada de Crissiumal a Porto Alegre. Na tarde deste domingo um voo levou a delegação a São Paulo, de onde embarca para Frankfurt na Alemanha, aonde chegam nesta segunda-feira

Em solo alemão a companhia irá para Karlsruhe, região sul do País, de ônibus. Também de ônibus viajam até Zagreb, capital federal da Croácia. Ao todo serão espetáculo e compromissos artísticos e sociais em 6 diferentes países, serão 3500 quilômetros em solo Europeu. As primeiras apresentações serão na Croácia no mar Mediterrâneo para terminar no norte da Holanda, no Mar Báltico.

A delegação é composta por 22 pessoas. O GEMP estará apresentando o folclore da Amazônia e do Pará, carnaval do Rio de Janeiro e de Pernambuco, cultura nordestina (ritmos típicos como xaxado e forró), candomblé da Bahia e folclore gaúcho.

Sobre o GEMP

O GEMP Escola e Cia. de Dança foi fundado em 1995 e declarado patrimônio cultural da cidade de Crissiumal em 2004. Em seu histórico possui mais de 100 premiações, incluindo Medalha de Ouro na competição internacional de dança de Buenos Aires, Argentina. Em 2008, representou o Brasil em festivais de folclore no Chile e na Bolívia e, em 2009, se apresentou no leste europeu, em países como Polônia, República Tcheca e Eslováquia. Entre os meses de julho e agosto de 2010, realizou sua segunda turnê pela Europa, apresentando-se em Portugal, Holanda e França. Em julho de 2011, representou o Brasil no 30º Mundial de Culturas do Canadá, em 2012 realizou mais de 15 espetáculos em Istambul, na Turquia e em 2013 esteve na Romênia, Bulgária, Macedônia e Hungria. Em 2014 esteve na França, Bélgica, Alemanha e em Luxemburgo. Em 2015 encantou a Polônia, Alemanha e República Tcheca.

 

Foto: Leandro Diel Rupp / Facebook

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos