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Texto de Opinião - 16/02/2018 - A força da Palavra na Educação Especial


Por Adalsira Marisa Zimmermann - Professora Municipal de Crissiumal

Devemos conhecer o poder da palavra. Embora proferida em tom de brincadeira, uma palavra captada pelos nossos ouvidos será de alguma forma gravada em nosso subconsciente e terá o poder de concretizar o conteúdo dela em nosso corpo. No inicio, a força da palavra pode ser pequena, mas captado a palavra repetidas vezes pelo ouvido, ela transformar-se-á numa grande força e as coisas acontecerão conforme o sentido da palavra emitida. 

Palavra é um tipo de onda de pensamento que gera interação e através dela chega-se ao entendimento entre educador e educando. Quando essas palavras se manifestam de forma construtiva resulta numa força que eleva o ânimo e concretiza os planos, mas quando se faz uso da palavra para emitir um comando a criança, teremos que ser firmes e amorosos e se  não formos atendidos teremos que repetir o comando e ir diminuindo o tom da voz, isso não sendo suficiente, pressiona-se o ombro da criança para que sinta que estamos falando sério, porém nossa expressão fisionômica  deve permanecer serena, essa forma de abordagem auxilia a criança a  refletir sobre oque foi solicitado.  

Comunicação verbal (palavra), é muito importante para a criança que esta construindo sua personalidade e aprendendo a lidar com seus conflitos, cabe ao educador valorizar as coisas positivas e corrigir as negativas sem julgar nem silenciar, permissividade entristece, a criança que precisa de estímulo para arriscar-se, elogiar é importante, mas elogiar sempre, diminui a capacidade da criança agir com coragem, gera dificuldade para enfrentar um novo projeto, para a criança não se aplica a frase `` errando é que se aprende” se acriança errar sequencialmente não aprende e poderá ter lesão na sua auto estima, o educador  tem a função de emitir um parecer sobre o trabalho da criança, sabe-se que criança adora desenhar, e aos cinco anos de idade não irá fazer um desenho lindo! No entanto costuma-se dizer: Como você desenha bem, que coisa linda! Isso faz com que a criança acredite que  tudo o que faz é lindo.Com certeza não vamos dizer que esta feio ou errado, mas devemos emitir um parecer, uma sugestão para melhorar não deixar que acredite que tudo o que faz é” bonitinho”, orientar, usar a dinâmica da interação, investir na capacidade de a criança crescer globalmente, essa é uma forma de valorizar  a criança e o educador tem essas ferramentas, que são palavras que elevam a autoestima, e gestos que geram autoconfiança.                                                                             

O educador tem recursos para alavancar o potencial da criança para outro nível, a criança necessita de palavras e gestos firmes e amorosos para tornar-se adulto seguro e feliz.  O educador, pai ou professor comprometido com sua função fortalece a personalidade  da criança tratando-o como indivíduo único e  amado. Quando o adulto é reconhecido pela criança como fonte de autoridade legitima  que ama e quer o melhor para ela, essa criança irá acatar prontamente o comando do educador por que é bom para ela. 

Palavra é semente e só produz em terra fértil e quem cuida da terra é o semeador,  então depende do educador preparar o educando para que possa praticar conjuntamente as três ações, ou seja, pensar, falar e fazer.

Adalsira Marisa Zimmermann - Professora Municipal de Crissiumal/ RS

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
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