Notícia

Texto de Opinião - 16/02/2017 - Formatura - Por Padre Renato Jose Rohr


Leia na íntegra

A conquista de um objetivo. A realização de um sonho. A alegria de vitórias. Um fim alcançado com esforços e empenho escutando mestres acatando suas orientações e sua sabedoria. A formatura da vida cristã e só na eternidade.

 

Quando uma pessoa traça princípios para a sua vida e se esforça para alcança-los se sente realizado quando chega o dia e consegue realizar seu sonho. O bom estudante, junto com os seus familiares e mestres, se sente realizado em atingir a conclusão de um curso. Não basta sonhar com um curso ou profissionalização, mas, é necessário fazer o Enem ou vestibular e ser aprovado para poder fazer a inscrição para um curso em faculdade ou universidade. Com o diploma a pessoa é qualificada e apta para exercer funções na sociedade. Na sociedade a pessoa precisa de diplomas, há pessoas que fazem carreira para adquirir mais títulos. Não é o diploma que garante um emprego, mas, o diploma é um instrumento do qual a pessoa necessita para conseguir um bom emprego. 

 

Na vida Cristã, pelo batismo já nos qualificamos para alcançar a maior conquista da nossa vida, e esta conquista máxima é a salvação. A certidão de batismo não nos garante a salvação, mas, com o batismo na vivência cristã no dia a dia da nossa vida, testemunhamos a nossa fidelidade a Cristo na Igreja onde renascemos.  Não são cursinhos ou etapas na vida sacramental que nos garantem um diploma de já estarmos salvos. Toda formação cristã certamente nos qualifica para sabermos como melhor viver os compromissos de vida com a nossa igreja. A formação permanente se faz necessária para o cristão que não pode parar no tempo. Hoje, graças a Deus, através dos meios de comunicação social, existe muita facilidade para estarmos atualizados. Existem cursos tanto para formação científica e teológica como retiros ou convivência onde em poucos dias a pessoa pode despertar mais para a vida de igreja. O importante é que cada um consiga fazer a sua experiência com Deus. Viver longe de Deus, ou sem senti-Lo presente em sua vida é como aquela pessoa que não se prepara para uma profissionalização e por isso não consegue emprego e se sente em dificuldades ou até um tanto inútil. Certamente ninguém quer viver à toa. Para muita gente, não conseguir emprego é motivo de frustração. Frustrante deve ser quando alguém está vazio de Deus por não cultivar a sua vida espiritual.

 

É importante cada um ser profissional no que faz. O cristão não pode ser medíocre na sua vida espiritual. “Ser ou não ser”, eis a questão, não basta alguém ser chamado de estudante, mas, é preciso estudar para alcançar um diploma. Não basta ser batizado, mas sim viver a sua vida de Igreja. Estar na igreja não é o suficiente, mas, é preciso ser igreja pela sua participação na mesma.

 

Amigo e amiga! Ter diploma, ou não, não é o mais importante. Bom mesmo é ser coerente à fé que recebemos no batismo. Ser bom aluno é bom, melhor ainda é ser bom discípulo de Jesus.

 

Boa vista do Buricá, 15/02/2017 Pe. Renato José Rohr, scj.

Postado: Leila Ruver
Vídeos