Notícia

Texto de Opinião - 15/11/2018 - A Saúde na UTI Financeira


Por Fabiano José Ties Ruppenthal

Pode parecer estranho, mas a saúde do nosso Estado está na UTI , em uma situação preocupante e agravante, está instalado o caos financeiro em Hospitais, Santas Casas, UPAs e demais estabelecimentos de saúde que prestam serviços de urgência e emergência e eletivos.

A cada mês que passa a situação piora um pouco mais, o atraso dos repasses do governo para essas instituições listadas acima é um dos principais motivos da crise na Saúde que estamos passando. Outro ponto que não pode se deixar passar em branco que está deixando os hospitais endividados que quase ninguém tem acesso a essas informações, é a tabela SUS - que são os valores pagos pelo Sistema Único de Saúde pelos procedimentos, consultas, exames, atendimento e cirurgias realizadas, onde a tabela paga pelo SUS é muito inferior ao valor comercial realmente pago por essas instituições - por isso a dificuldade em encontrar profissionais da saúde dispostos a trabalhar em Hospitais e outros estabelecimentos, o valor recebido no SUS é muito baixo comparando ao particular.

São esses os dois principais motivos que estão cada vez levando os hospitais a crise, pois de um lado se atrasa os repasses e de outro se paga pouco por um todo serviço disponibilizado.

Temos de ser conscientes de que não se trata de um problema isolado de um só lugar, e sim de um todo. Enquanto os repasses não se regularizarem e os valores da tabela SUS não forem reajustados conforme o valor comercial, infelizmente a situação se manterá dessa forma.

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos