Notícia

Saúde - 15/09/2017 - Problemas na saúde foram debatidos em Audiência Pública


Audiência pública realizada na noite desta quinta-feira

Convocada pelo Conselho Municipal de Saúde e Câmara Municipal de Vereadores foi realizada na noite desta quinta-feira (14) importante Audiência Pública que foi dividida em duas partes. A primeira parte teve a apresentação da Prestação de Contas do 2º Quadrimeste e Avaliação de Gestão Fiscal do Município. A segunda parte, expôs e debateu problemas no pronto atendimento do Hospital de Caridade de Crissiumal.

A primeira parte teve abertura do vereador Renato Klafke Saling, apresentação do servidor municipal Vanderlei Jorge Morschbacher e da secretária municipal de saúde Suelen Cocco. Vanderlei falou sobre os números orçamentários e Suelen apresentou o relatório de gestão da saúde. No relatório apresentado pela secretária, ela destacou o alto número de encaminhamentos de pacientes a outros municípios que Crissiumal tem feito.

Em seguida, ainda na primeira parte, o Diretor Administrativo do HCC Rafael Brackmann expôs os números e as dificuldades do hospital, que tem um passivo de 4 milhões de reais e que tem dificuldades em manter e atrair novos profissionais médicos. Sem recursos que foram cortados pelo Governo do Estado, além de atrasos nos repasses, também do Estado, a contratação de novos médicos esbarra na falta de dinheiro. O HCC inclusive acionou judicialmente o Estado do RS contra os atrasos.

Mais tarde foi composta a Mesa da segunda parte da Audiência, que teve como coordenadores a presidente do Conselho Municipal de Saúde Romarisa de Moura, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Marcos Zimmermann, a secretária municipal de saúde Suelen Cocco e o presidente do Legislativo Paulo Moacir Haas. O prefeito Roberto Bergmann, demais vereadores, dirigentes do Hospital de Caridade, inúmeros profissionais ligados a área da saúde e público em geral esteve na plateia.

Em seguida, após a apresentação dos membros do Conselho Municipal de Saúde, o microfone foi aberto aos presentes, onde usuários dos serviços de saúde, especialmente do hospital, se manifestaram durante mais de uma hora, também com a fala de autoridades presentes.

Dentre os relatos de usuários, algumas pessoas expuseram seus problemas, reclamando de problemas no atendimento do pronto socorro do HCC. Alguns relatos emocionaram os presentes, especialmente de duas famílias que perderam pessoas.

Entre as autoridades, mesmo nos discursos mais acalorados, sempre a fala de que não era noite de se apontar culpados, mas sim de chegar-se a uma solução para que o hospital consiga ampliar o número de médicos a atender no pronto-socorro, já que um médico que atua no HCC chegou a trabalhar 24 plantões consecutivos.

O presidente do HCC Carlos Willy Grun que se manifestou depois do relato de várias pessoas falou: “O poder público municipal, estadual e federal não tem correspondido financeiramente para o atendimento de qualidade que a população quer, nos falta dinheiro”.

O prefeito Roberto Bergmann relatou que o município tem feito seu papel nos repasses, que são superiores a maioria dos municípios da região com hospitais. “Não podemos dizer aqui que município e estado são responsáveis somente, quando o município pagava cem mil por mês vieram aqui na frente da prefeitura fazer manifesto, e que devia era a união. Não podemos levar as coisas para o lado pessoal, temos que nos respeitar”. Também destacou que a gestão precisa ser mais rigorosa com o cumprimento das escalas dos plantões.

O presidente do Legislativo Paulo Moacir Haas destacou que as pessoas que querem o bem da saúde de Crissiumal saem da audiência fortalecidas e que o encontro deveria ter sido realizado muito antes. “Vamos chegar a um denominador comum”, finalizou.

A secretária de saúde Suelen Cocco declarou que não adianta somente ficar reclamando das condições financeiras e que algo precisa ser feito, também falou da auditoria que será realizada pela 17ª Coordenadoria Regional de Saúde no HCC em virtude de denúncias lá recebidas. ”Precisamos resolver esse problema, se essa auditoria não for feita por nós, vais ser feita pelo estado ou pelo Ministério Público”, destacou.

Novas conversações deverão acontecer nos próximos dias.

Assista abaixo o vídeo com relatos e pronunciamentos:

No link abaixo mais fotos:

http://guiacrissiumal.com.br/galerias/Audiencia-Publica-Saude-14.09.2017

 

Fonte / Fotos: Guia Crissiumal

Postado: Leila Ruver
Vídeos